A empresa chilena Ecocopter e a Airbus assinaram um acordo para mobilidade aérea urbana para três países
A empresa chilena Ecocopter e a Airbus assinaram um acordo para colaboração mútua para a mobilidade aérea urbana (UAM) em três países da América do Sul.
Com o chamado Memorando de Entendimento, os parceiros irão explorar e definir cenários de lançamento para operações de mobilidade aérea, especialmente no Equador, Chile e Peru, países onde a Ecocopter atua, o que inclui atividades conjuntas para desenvolver operações UAM em todo o continente, bem como formas de identificar casos de primeiro uso e cidades e regiões experimentais.
Criada em 2003, a empresa opera uma frota composta principalmente de helicópteros do fabricante europeu, para fins de trabalhos em uma variedade de setores industriais. “Já com 20 anos de experiência operando helicópteros e cinco anos operando drones, esta parceria é um passo natural para nós. Buscamos ser um agente relevante no ecossistema UAM e os projetos que desenvolveremos em conjunto com a Airbus nos aproximarão desse objetivo”, segundo Marcelo Rajchman, Corporate CEO da Ecocopter.
"Juntos estamos dando passos concretos na cocriação do ecossistema UAM e de nosso roteiro de descarbonização. Esta parceria aproveita a experiência da Airbus em tecnologias inovadoras de voo vertical e a extensa história operacional e cultura inovadora da Ecocopter”, de acordo com Balkiz Sarihan, Chefe de Parcerias e Execução de Estratégia da Airbus para a UAM.
Em setembro de 2021, a Airbus revelou seu protótipo eVTOL, o CityAirbus NextGen, para explorar tecnologias avançadas de mobilidade aérea e dar vida aos serviços de mobilidade aérea urbana. Com um alcance operacional de 80km e uma velocidade de cruzeiro de 120km/h, o modelo foi desenvolvido para ser adequado para uma série de implantações em áreas urbanas, além de outras finalidades.
O fabricante ratificou que está trabalhando em estreita colaboração com parceiros industriais e institucionais para liderar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade aérea urbana.
Marcel Cardoso
Publicado em 20/09/2022, às 17h42
+lidas