AERO Magazine
Busca

Mundo verde

Empresa árabe planeja voos futuros sem uso de petróleo

Etihad Airways planeja novos conceitos para tornar sua operação próxima de carbono zero


Boeing 787 Dreamliner

Projeto Greenliner busca novas práticas para tornar o transporte aéreo mais responsável em questões ambientais

A Etihad Airways planeja realizar um voo comemorativo para Londres, partindo de Abu Dhabi, para marcar os dois anos do programa Greenliner, voltado para iniciativas de descarbonização da aviação comercial.

O objetivo é celebrar iniciativas que prometem tornar os voos mais ambientalmente responsáveis, com ações diversas. Entre as iniciativas já em uso pela Etihad está a lavagem completa do avião, mantendo a fuselagem e as asas o mais próximo da eficiência aerodinâmica possível, assim como incentivo para os passageiros buscarem o transporte do menor peso possível a bordo, evitando malas com conteúdo desnecessário.

Outra mudança está no total de água a bordo, que será o mínimo possível para a etapa. Aliás, os passageiros devem receber uma garrafa de água, como forma de hidratação, enquanto a alimentação será baseada em fornecedores com processos ambientais considerados adequados.

O Greenliner ainda usará uma mistura de 38% de combustíveis sustentáveis (SAF, na sigla em inglês). Em solo as manobras durante o táxi serão realizadas utilizando apenas um motor, poupando não apenas o consumo de combustível, mas também o desgaste dos componentes do motor.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/10/2021, às 17h00 - Atualizado em 06/10/2021, às 13h48


Mais Notícias