Etihad Airways planeja novos conceitos para tornar sua operação próxima de carbono zero
Projeto Greenliner busca novas práticas para tornar o transporte aéreo mais responsável em questões ambientais
A Etihad Airways planeja realizar um voo comemorativo para Londres, partindo de Abu Dhabi, para marcar os dois anos do programa Greenliner, voltado para iniciativas de descarbonização da aviação comercial.
O objetivo é celebrar iniciativas que prometem tornar os voos mais ambientalmente responsáveis, com ações diversas. Entre as iniciativas já em uso pela Etihad está a lavagem completa do avião, mantendo a fuselagem e as asas o mais próximo da eficiência aerodinâmica possível, assim como incentivo para os passageiros buscarem o transporte do menor peso possível a bordo, evitando malas com conteúdo desnecessário.
Iata questiona aumento bilionário nos custos de infraestrutura aeroportuária
Outra mudança está no total de água a bordo, que será o mínimo possível para a etapa. Aliás, os passageiros devem receber uma garrafa de água, como forma de hidratação, enquanto a alimentação será baseada em fornecedores com processos ambientais considerados adequados.
O Greenliner ainda usará uma mistura de 38% de combustíveis sustentáveis (SAF, na sigla em inglês). Em solo as manobras durante o táxi serão realizadas utilizando apenas um motor, poupando não apenas o consumo de combustível, mas também o desgaste dos componentes do motor.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/10/2021, às 17h00 - Atualizado em 06/10/2021, às 13h48
+lidas