Conceito baniu regras de maquiagem e cabelos para ambos os sexos e peças de roupa podem ser combinadas a vontade
Empresa islandesa espera criar conceito inovador e viável de operação em um mercado pouco promissor
Com o slogan de Pay less, Play more (pague menos, divirta-se mais), a islandesa Play promete criar um novo conceito de empresa aérea. Um dos destaques divulgados é o uso de uniformes sem gêneros e o fim das regras para cabelo e maquiagem, incluindo para homens.
A empresa que espera entrar em serviço já nas próximas semanas divulgou detalhes do seu avião e uniformes. Segundo a própria Play entre os destaques de seu projeto são os uniformes criados para serem combinados de forma aleatória, de acordo com a vontade e necessidade de seus comissários.
Os uniformes foram desenhados pelo casal de estilistas Gunni Hilmars e Kolla, romperam com o desenho mais tradicional utilizado pela aviação. “Queríamos muito jogar fora todas aquelas velhas ideias sobre uniformes de companhias aéreas e trazer mais conforto”, afirmou o casal.
Os uniformes foram criados utilizando tecidos mais leves e flexíveis, tornando o uso mais confortável mesmo em longos períodos de utilização. “Tentamos descartar as regras restritivas frequentemente associadas a esses uniformes e incluímos cortes relaxados, tecidos elásticos e, claro, sapatos feitos para trabalhar nos pés! O resultado é uma mistura de desgaste ativo e um uniforme novo”, completaram os estilistas.
Ainda que a Play afirme ser uma mudança radical, o uso de materiais confortáveis e elásticos não é recente entre uniformes de comissários. A maioria das empresas de baixo custo apostaram no conceito há mais de uma década. Além disso, a maioria das companhias que redesenharam seus uniformes nos últimos anos também investiram em materiais confortáveis. A diferença principal é a possibilidade dos comissários usarem qualquer peça do vestuário, sem necessariamente seguir regras usuais. Até mesmo os cabelos e maquiagens serão livres para qualquer gênero.
O primeiro Airbus A321neo da companhia recebeu a indiscreta cor vermelha, visando criar uma identidade divertida e descontraída, ao mesmo tempo que aposta em tarifas competitivas e certo conforto a bordo. O avião foi configurado com 192 assentos, em classe única, com espaço entre poltronas de 34 polegadas, consideravelmente mais confortável que as configurações de alta densidade do modelo, que podem chegar aos 239 lugares.
A proposta da empresa é criar um serviço de baixo custo, mas com maior conforto que suas concorrentes diretas. A Islândia embora seja um tradicional destino turístico para europeus e norte-americanos, conta com uma modesta rede de transporte aéreo e poucas empresas locais foram bem-sucedidas ao longo dos últimos anos. Recentemente um modelo de negócios similar, proposto pela Wow Air, não suportou a competição internacional e os elevados custos e encerrou suas atividades antes mesmo da crise criada pela pandemia.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/06/2021, às 10h00 - Atualizado às 12h06
+lidas