AERO Magazine
Busca

Até o fim de 2022

Emirates usará Boeing 777 com combustível sustentável em voo de testes

Parceria com a GE Aviation visa a redução de emissões de CO2


Boeing 777 da Emirates

O Boeing 777-300ER, movido com motores GE90, será utilizado. | Foto: Divulgação

A Emirates e a GE Aviation assinaram um acordo preliminar para o desenvolvimento de um programa que usará um Boeing 777-300ER equipado com motores GE90 em um voo de teste, operando com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) até o fim de 2022. 

Atualmente, a versão aprovada para uso é uma mistura de combustível Jet A ou Jet A-1 derivado do petróleo com um componente com limite máximo de mistura de 50%. O voo de demonstração é um dos esforços das duas empresas para reduzir as emissões de CO2, à medida que o setor busca aumentar o uso do SAF.

Autoridades irão colaborar para garantir as aprovações da certificação experimental e coordenarão os requisitos pré e pós-voo com os fabricantes de fuselagem, unidade de potência auxiliar (APU) e fabricante original dos equipamentos (OEMs), além de trabalhar com os fornecedores de SAF na aquisição e logística de entrega. 

A GE Aviation fará as análises técnicas necessárias para confirmar se os motores atendem às especificações de desempenho e fornecerá as instruções pré- e pós-voo, conforme necessário. “Esta colaboração com a Emirates é fundamental para o nosso trabalho, (...) o que pode ser uma grande oportunidade de expansão do impacto do SAF no trabalho de redução de carbono da aviação", disse o presidente e CEO, John S. Slattery.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

O primeiro voo operado pela Emirates por este combustível sustentável foi em 2017 no aeroporto internacional O’Hare (ORD), em Chicago, nos Estados Unidos. 

Marcel Cardoso
Publicado em 16/11/2021, às 18h35 - Atualizado às 18h42


Mais Notícias