Dificuldades na certificação e problemas no desenvolvimento do motor podem postergar as entregas do Boeing 777X para 2026
O CEO da Emirates, Tim Clark, acredita que a Boeing poderá não entregar o novo 777X no próximo ano, postergando as entregas para 2026, ou seja, seis anos após o cronograma original.
Segundo o executivo, um atraso no programa poderá fazer com que as primeiras entregas ocorram no final de 2025 ou início de 2026. O contrato original previa que o 777-9 entraria em serviço em 2020.
Todavia, a Boeing enfrentou diversos problemas de produção, incluindo falhas durante ensaios estáticos e contratempos da GE Aviation com o motor GE9X. Além disso, os problemas com o 737 MAX criaram novas regras de certificação com pela FAA que atingiu todos os aviões modernizados. Por fim, os entraves gerados pela pandemia entre 2020 e 2021 ampliaram os atrasos e comprometeram globalmente as cadeias de produção.
Em 2022, a linha de montagem do 777-9 foi paralizada “por um motivo de força maior”, segundo afirmou na época David Calhoun, presidente e CEO da Boeing. Parte dos entraves estava na necessidade d incorporar todas as lições da recertificação do 737 MAX em abril de 2022.
Por meio de uma teleconferência com investidores, ocorrida no quarto trimestre de 2023 , Brian West, CFO e vice-presidente executivo da Boeing, disse estavam gerenciando o fluxo de caixa, e por isso reduziram a taxa de produção do 777-9, incluindo uma parada linha de montagem que durou até meados de 2023.
Por Micael Rocha
Publicado em 12/04/2024, às 13h00
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