Um cliente africano não revelado fez um pedido de quatro A-29 Super Tucano à Embraer
A Embraer anunciou nesta terça-feira (31), a assinatura de um contrato para a venda de mais quatro aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para um cliente africano não revelado.
As aeronaves serão utilizadas em missões como vigilância de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio aéreo tático (CAS), contrainsurgência e treinamento avançado de pilotos. Ontem (30), o fabricante havia confirmado um pedido firme de seis unidades do A-29 para um outro cliente que optou por não ser revelado.
Segundo a Embraer, o A-29 Super Tucano é uma plataforma multimissão projetada para operar em reconhecimento, apoio aéreo tático, ataque leve e treinamento avançado de pilotos, oferecendo altos níveis de confiabilidade e baixos custos operacionais, com requisitos reduzidos de manutenção. A fuselagem da aeronave permite operações em pistas não pavimentadas e ambientes com pouca infraestrutura.
Com mais de 290 encomendas em todo o mundo, a frota acumulou 570.000 horas de voo, sendo 60.000 em missões de combate. Ao longo de 2024, a Embraer também anunciou a venda do modelo para forças aéreas de Portugal, Uruguai e Paraguai.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/12/2024, às 11h46
+lidas