AERO Magazine
Busca

Plataforma de testes

Embraer vai expor protótipo de avião elétrico em São Paulo

Avião com motor elétrico auxilia Embraer no desenvolvimento de tecnologias para o aumento da eficiência energética e redução de poluentes


EMB-203 é utilizado como plataforma de teste em parceria com a EDP e WEG - Divulgação
EMB-203 é utilizado como plataforma de teste em parceria com a EDP e WEG - Divulgação

A Embraer informou hoje (29), que vai expor pela primeira vez o protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão, em evento de mobilidade que acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro na cidade de São Paulo.

A exibição pública do avião com propulsão 100% elétrica será realizada na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE Brasil, no centro de eventos Pro Magno, na capital paulista.

O evento reunirá autoridades, líderes da indústria, acadêmicos, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligados às temáticas que envolvam mobilidade.

Além do protótipo, a Embraer vai desenvolver ações interativas com os visitantes, que poderão voar no simulador da família de jatos de nova geração E2 e ter a imersão em realidade virtual do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical para mobilidade aérea urbana, da Eve. 

Em parceria com a distribuidora de energia EDP (Energias de Portugal) e a empresa brasileira especializada em motores elétricos WEG, um EMB-203 Ipanema é utilizado como plataforma de testes.

O monomotor é utilizado desde 2020, quando realizou seu primeiro voo, e auxilia no desenvolvimento de novas soluções alinhadas a meta de zerar as emissões de poluentes no setor aéreo até 2050.

O novo conceito de propulsão apresentado no EMB-203 também apoiará a definição de requisitos de desempenho de aeronaves do Projeto Energia, que utilizarão tecnologias de propulsão elétrica, hidrogênio e híbrida.

O programa apresentando em dezembro do ano passado, visa desenvolver quatro aeronaves com capacidade entre nove a 50 assentos. Um grupo consultivo formado por companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves e fornecedores, pretende desenvolver soluções para os novos programas da Embraer.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/09/2023, às 12h10


Mais Notícias