Aeronaves que estão encerrando seus ciclos na aviação comercial terão prioridade no processo
A Embraer está lançando um novo programa de conversões de jatos de passageiros para cargueiros dos modelos E190 e E195 (P2F). Eles serão projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce (comércio eletrônico) e por novas operações logísticas, que exigem entregas muito ágeis e descentralizadas.
Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há pouco mais de dez anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil das aeronaves por até 15 anos, e incentivará a substituição por outras mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas, segundo a fabricante.
As conversões serão realizadas em São José dos Campos (SJK). O E190F poderá transportar uma carga útil de 23,600 libras (10,700 quilos) enquanto o E195F, 27,100 libras (12,300 quilos). Isso significa 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% menores do que as aeronaves de fuselagem estreita (narrowbodies).
“Os E-Jets cargueiros prestarão um serviço rápido, confiável e rentável aos transportadores, prolongarão a vida útil por mais 10 a 15 anos, e mantendo o valor residual, criando assim um forte argumento comercial que encoraja a substituição de aviões mais antigos por aviões de passageiros modernos, mais eficientes e menos poluentes”, segundo o Presidente & CEO, Serviços e Suporte da Embraer, Johann Bordais.
As primeiras aeronaves convertidas entrarão em operação comercial em 2024.
Marcel Cardoso
Publicado em 07/03/2022, às 09h40
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