AERO Magazine
Busca

Made in Brazil

Embraer entrega primeiro jato Praetor 500 no Brasil

Aeronave é uma evolução da família Legacy 450, oferecendo melhor desempenho e interior renovado


Embraer Praetor 500

Praetor 500 é uma evolução do Legacy 450, oferecendo melhor desempenho e interior remodelado

O primeiro Praetor 500 brasileiro foi entregue pela Embraer recentemente. O modelo é uma evolução direta do Legacy 450, oferecendo melhorias de desempenho e cabine.

Ainda que tenha diversas unidades voando no mundo, a entrega no Brasil ocorreu apenas este mês, visto a fila de entregas e acertos nos prazos feito por diversos clientes, especialmente após a pandemia.

O Praetor 500 é atualmente o jato executivo de médio porte mais veloz da categoria, com e alcance de 3.340 nm (6.186 km), com quatro passageiros e reservas IFR da NBAA. O avião é capaz de voar direto de São Paulo a San Juan, em Porto Rico, ou Manaus a Nova York (EUA), podendo ainda viajar entre Natal e Lisboa.

 Um dos destaques do novo jato é a capacidade também de voar, por exemplo, de Angra dos Reis ou Jacarepaguá, ambos no Rio de Janeiro e com pistas restritas, até Brasília com oito passageiros e temperatura de decolagem de 30°C.

A família Praetor, que inclui também o Praetor 600, é a única da categoria a contar com controles de voo totalmente fly-by-wire, bem como redução ativa de turbulência, contribuindo assim para aumentar a segurança e reduzir a carga de trabalho dos pilotos. Usualmente a tecnologia está presente apenas em aeronaves de maior porte, mas também fazia parte da geração anterior, os Legacy 450 e 500.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/02/2021, às 16h50 - Atualizado às 18h09


Mais Notícias