Um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines caiu enquanto tentava fazer um pouso de emergência em aeroporto do Cazaquistão
Um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines que seguia de Baku (GYD), no Azerbaijão, para Grozny (GRV), na Rússia, com 67 pessoas a bordo, caiu na madrugada de hoje (25), no Cazaquistão.
A aeronave de matrícula 4K-AZ65 estava em operação desde julho de 2013. A tripulação havia tentado efetuar um pouso de emergência no aeroporto de Aktau (SCO), por conta do mau tempo, mas caiu e pegou fogo durante a aproximação. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em uma descida acentuada com inclinação à direita antes de atingir o solo de nariz para baixo, virando de cabeça para baixo e se despedaçando.
O governo do Azerbaijão informou que 32 pessoas sobreviveram ao acidente e que algumas delas foram hospitalizadas em estado gravíssimo.
Azerbaijan Airlines Embraer ERJ-190AR (4K-AZ65) passenger plane travelling from Baku to Grozny, Russia, crashed near Aktau, Kazakhstan, earlier today after sending an emergency signal.
— TheNewsHawks (@NewsHawksLive) December 25, 2024
Flightradar24 data show the aircraft struggling to find a cruising level and direction with… pic.twitter.com/tHt5P0w3Ex
"Estamos profundamente tristes com a ocorrência envolvendo uma aeronave Embraer 190 hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes", disse a Embraer, em nota.
A Azerbaijan Airlines possui atualmente cinco E190 em sua frota, entregues entre os anos de 2013 e 2018. No Brasil, algumas unidades do modelo estão em operação pela Azul Linhas Aéreas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/12/2024, às 09h25 - Atualizado às 22h40
+lidas