AERO Magazine
Busca

Embraer assina acordo para estudo de aeronaves não tripuladas

Força Aérea Brasileira avança nos planos de contar com um avião remotamente pilotado de origem nacional


Drone da Embraer

Novos Gripen E/F estão entre os mais avançados aviões de caça do mundo

O Brasil pode estar mais próximo de obter um avião não tripulado para uso militar. A Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram um memorando de entendimento para a cooperação e estudos de avaliação de capacidades para uma aeronave remotamente pilotada.

Em nota a Embraer afirma que a cooperação visa o estudo das necessidades militares para uso deste tipo de aviação, com foco especial no levantamento dos elementos operacionais e logísticos.

A FAB utilizou com sucesso um veículo aéreo não tripulado, de origem israelense, durante a Copa do Mundo da Fifa e as Olímpiadas. A experiência obtida nos dois eventos foi considerada fundamental para a criação de doutrina de emprego e capacidade de uso deste tipo de aeronave.

“É uma oportunidade ímpar para a Força Aérea Brasileira aprofundar seus estudos em tecnologias disruptivas que possam causar desequilíbrio no cenário atual e futuro”, comentou Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da Aeronáutica.

Atualmente empresas menores, como a Turbomachine e SIATT, que estudam um drone multimissão equipados com motores elétricos, na configuração ducted-fan, ou turbofan. Uma das características do projeto é a capacidade de decolagem e pouso vertical, ampliando as localidades aptas a operar com o modelo.

“Na guerra moderna é imprescindível a utilização de plataformas aéreas não tripuladas, operando isoladamente ou em conjunto com aeronaves tripuladas”, destacou o comandante da Aeronáutica.

A Rússia é um dos países que tem estudado a operação de aeronaves tripuladas e não tripuladas no mesmo cenário. Os russos planejam que os veículos não tripulados possam ingressar em zonas com maior risco para suas aeronaves, reduzindo assim a exposição da força aérea e minimizando os custos.

Por Gabriel Benevides e Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/04/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h52


Mais Notícias