As áreas de suporte e de serviços serão o foco desta nova fase da parceria entre a Embraer e a Fokker Services
A Embraer e a Fokker Services planejam aprofundar a colaboração em diversos projetos, com destaque às áreas de serviços e suporte, incluindo a colaboração pra o C-390 Millennium.
O acordo foi anunciado hoje (20), no Farnborough Airshow, onde as das empresas avaliam formas de ampliar o suporte pós-venda, como modificações e customização de aeronaves, suporte a programas, logística, serviços de reparo, entre outros.
O anúncio é relacionado ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado em outubro de 2021, que inclui a Fokker Techniek e oferece oportunidades também no mercado de Defesa.
A Embraer tem buscado ampliar suas parcerias no setor militar, promovendo novos acordos na Europa, como uma colaboração com a britânica BAE System, para promover a venda do C-390 no Oriente Médio.
O acordo com a Fokker abre oportunidades para explorar uma ampla gama de atividades para os mercados de Defesa, com os dois fabricantes empresas avaliando seus respectivos conhecimentos e capacidades em novos projetos.
No segmento comercial, a Embraer anunciou, em maio, que a Fokker Services passaria a fornecer serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês), cobrindo uma série de unidades substituíveis de linha, apoiando as aeronaves da primeira geração de E-Jets, que inclui o E170, o E175, o E190 e o E195. O acordo de longo prazo abrange mais de 60 peças de unidades substituíveis em linha para motores usado pelos jatos comerciais brasileiros.
Além dos acordos em manutenção e suporte, a Embraer e a Fokker avaliam oportunidades em Defesa para a conversão e acabamento de aeronaves de missão e transporte especial. Enquanto no mercado de aviação comercial, também está sendo discutido suporte de engenharia e logística, além do desenvolvimento de aeronaves movidas a hidrogênio.
Marcel Cardoso
Publicado em 20/07/2022, às 09h36
+lidas