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Primeiro cliente do C-390 na Ásia

Embraer confirma venda do C-390 para a Coreia do Sul

A Coreia do Sul se tornou o sétimo país a selecionar o C-390 Millennium, da Embraer


O C-390 foi o vencedor de um programa que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à força aérea sul-coreana - Embraer/Divulgação
O C-390 foi o vencedor de um programa que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à força aérea sul-coreana - Embraer/Divulgação

A Embraer anunciou hoje (4), a escolha do C-390 Millennium pela força aérea da Coreia do Sul (ROKAF, na sigla em inglês) dentro do programa Large Transport Aircraft (LTA) II, que previa a escolha de um novo avião de transporte militar.

A escolha faz da Coreia do Sul o sétimo país a selecionar o C-390, depois do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca.

O número de aeronaves que serão fornecidas não foi revelado, mas elas serão configuradas para atender requisitos específicos da ROKAF. O contrato prevê também a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.

Esta é uma nova era nas relações Brasil-Coreia do Sul. Estamos comprometidos em aumentar as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em conjunto com nossos parceiros coreanos”, disse Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O anúncio ocorreu três dias depois da Embraer ter entregue o primeiro Praetor 600 sul-coreano, também para missões de defesa e segurança, e na sequência do acordo de cooperação com a Arábia Saudita.

A confirmação da escolha do C-390 pela Coreia do Sul insere o C-390 Millennium em um dos países mais importantes na geopolítica da Ásia-Pacífico, tornando o contrato ainda mais simbólico para a Embraer. Além disso, os sul-coreanos trabalham no projeto MC-X, que prevê um cargueiro tático multimissão para até 30.000 quilos de carga paga (payload) e peso máximo de decolagem na ordem de 92.000 quilos, com alcance de até sete mil quilômetros.

O MC-X planeja disputar um mercado ligeiramente acima do C-390 e um pouco abaixo do Airbus A400M. As dimensões e capacidades do futuro MC-X são similares às do cargueiro japonês C-2, da Kawasaki Heavy Industries, que pode transportar nominalmente 32 mil quilos de cargas, com limite máximo de 37.600 quilos em operações especiais e com limitação operacional e de alcance.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/12/2023, às 08h42


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