Contrato da Embraer com empresa americana viabilizará a substituição dos aviônicos dos novos cargueiros e sua certificação
A Embraer e a norte-americana Honeywell assinaram um contrato para certificar alterações nos aviônicos da primeira geração de E-Jet (E1) do fabricante brasileiro.
O acordo prevê que a empresa faça a configuração e busque a certificação do novo sistema no Brasil, com a ANAC; nos EUA, junto a FAA, a agência dederal de aviação civil; com na Europa com a agência segurança da aviação (Easa).
Com o lançamento da nova versão cargueira dos jatos da Embraer, a Honeywell terá que adaptar e modificar o sistema aviônico para também apoiar a nova operação de carga da aeronave. “O sistema de flightdeck da aeronave já é da Honeywell, mas, agora, teremos que reconfigurar essas aeronaves para que voem em operação de carga. O perfil de utilização e operação de um avião cargueiro é diferente de uma aeronave de passageiros”, disse Rogério Botelho, o Diretor de Desenvolvimento de Programas da Honeywell Aerospace para o Brasil.
O gestor afirmou ainda que as empresas de leasing detentoras de aeronaves são potenciais clientes desse processo de conversão. “A nossa expectativa é que essas empresas de leasing se beneficiem do crescimento na demanda por aeronaves cargueiras, juntamente com a recuperação do mercado de passageiros. Como os e-jets de primeira geração estão no mercado desde o início dos anos 2000, há muitas companhias de leasing que contam com essa aeronave e que poderão servir os clientes de carga com a conversão de parte da frota”.
A conversão completa para cargueiro está disponível para toda a família E-Jet E1, com entrada em serviço prevista para 2024. A Embraer estima um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo dos próximos vinte anos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/03/2023, às 08h43
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