Em um ano, frota de Embraer 195 cargueiro da Azul transportou 21,5 mil toneladas de carga, aeronaves foram modificadas para atender demanda do e-commerce
Durante a crise sanitária, a demanda por produtos e serviços no e-commerce cresceu significativamente, para atender a procura por aeronaves puramente cargueiras a Azul Linhas Aéreas se adequou ao mercado com uma solução inovadora, configurar um Embraer 195 para o transporte de cargas.
O projeto criado em parceria com a LHColus Tecnologia, tornou a Azul a primeira transportadora aérea do mundo a operar o Embraer 195 transformado em cargueiro. Designado na Classe F, o pioneirismo com o E-Jet precisou de várias etapas de preparo até o início das operações no dia 7 de fevereiro de 2022.
Na configuração cargueira, o E195 tem capacidade para 16 containers e pode receber uma gama de produtos, atendendo a indústria do e-commerce, eletrônica, perecíveis, peças.
O processo de transformação de um E195 em cargueiro para sua configuração original para o transporte de passageiros leva dez dias, o que permite ao operador operar a frota de acordo com a procura e capacidade adequadas tanto de passageiros como para o transporte de cargas.
Durante o primeiro ano de operação na Azul, a frota de cinco E195 cargueira transportou 21,5 mil toneladas de peso bruto, além de 6,8 milhões de pacotes do e-commerce. Foram mais de 9.300 horas voadas e dez novos destinos cargueiros foram abertos pela unidade de cargas da companhia.
"Este tipo de cargueiro não necessita de estrutura específica e tradicional para desembarque de cargas e pode ser recebido em qualquer aeroporto, incluindo os de menor porte. A operação, portanto, acaba sendo mais ágil e de baixo custo, o que permitiu o nosso transporte de pacotes e-commerce, por exemplo, favorecendo a possibilidade de estarmos em todos os lugares e de abrirmos novos mercados", destaca Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Por
Por Wesley Lichmann
Publicado em 16/02/2023, às 12h05
+lidas