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Embraer apresenta o E190-E2 com pintura de tubarão no Vietnã

Turnê da Embraer no Vietnã busca ampliar o interesse de empresas da Ásia na família E-Jet E2


Pintura de tubarão é inspirada na tecnologia da Embraer e na capacidade de gerar lucros dos E-Jet E2 - Divulgação
Pintura de tubarão é inspirada na tecnologia da Embraer e na capacidade de gerar lucros dos E-Jet E2 - Divulgação

A Embraer tem apostado na Ásia como potencial mercado para sua nova família de jatos comerciais, realizando um tour de demonstração dos E-Jet E2 na região.

O Vietnã, um dos países com maior crescimento na região, recebeu a visita durante três dias do E190-E2, que passou pelas cidades de Hanói, Ho Chi Minh City e Con Dao.

Atualmente a aviação comercial vietnamita tem apresentado índices de crescimento considerável, especialmente em rotas de curta duração, favorecendo mercados regionais e o uso de aeronaves entre 100 e 150 assentos.

Interior E-Jet E2
Embraer destaca a configuração de quatro assentos por fileira (2+2) como um diferencial dos E-Jet

Uma das características do Vietnã, é seu diminuto território ter uma ampla população vivendo em cidades do interior, que conta com aeroportos limitados, incluindo pistas curtas e com baixa resistência do pavimento (PCN). O cenário favorece aviões da categoria do E190-E2 que permite operar em aeroportos de menor porte, ao mesmo tempo que apresenta boa capacidade de transporte, aliando a uma economia de combustível que pode superar os 20% em relação aos modelos de geração anterior.

O E190-E2 que esteve em turnê no Vietnã tem a pintura do TechShark e foi recentemente apresentado no Singapore Airshow. Segundo a Embraer, a pintura reflete a inovação de engenharia e a eficiência dos jatos E2, apresentados como caçadores de lucros.

E-Jet E190-E2 no Vietnã
Visita do E190-E2 ao Vietnã ocorre após turnê do E195-E2 no país em 2019, meses ante da crise global

“O Vietnã é uma potência econômica e a incorporação de jatos regionais, como o E190-E2, no cenário da aviação do país, trará mais oportunidades para a abertura de novas rotas domésticas e regionais, estimulando ainda mais o comércio, o turismo e a criação de empregos, impulsionando o desenvolvimento local”, afirmou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

A família E-Jet operam no Vietnã desde 2020, estabelecendo conexão direta entre Hanói e Con Dao e implantando o primeiro serviço de jatos de Hanoi e Ho Chi Minh City para Dien Bien Phu, importantes destinos regionais para turismo e negócios.

Atualmente, a Bamboo Airways conta com uma frota de cinco E190 e a Vietstar Airlines opera aeronaves da Embraer para seu serviço de fretamento. O E195-E2 fez uma turnê pelo Vietnã em 2019, mas enfrentou os efeitos da pandemia e as incertezas de negócios no acordo frustrado com a Boeing, que colocou potenciais acordos em modo de espera.

Recentemente a Airbus realizou uma turnê de apresentação dos seus jatos regionais A220 na América do Sul, buscando mercados similares aos pretendidos pela família E-Jet E2. Ainda que os aviões brasileiros ainda estejam atrás no total de vendas, os E190-E2 e E195-E2 conquistaram diversos clientes no mundo, incluindo a holandesa KLM, a suíça Helvetic Airlines, a nigeriana Air Peace e, em breve, Porter Airlines, do Canadá.

A Azul foi o cliente de lançamento do E195-E2 e possui uma das maiores frotas dos E-Jet de primeira geração em todo o mundo.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/04/2022, às 13h40 - Atualizado às 13h40


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