AERO Magazine
Busca

Ideias para o futuro

Embraer apoia projeto português para um avião modular

Conceito pretende apontar novas soluções para o futuro do transporte aéreo global


Projeto foi liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação de Portugal e contou com apoio da Embraer

Um projeto com ares futurista e alinhado com uma nova realidade do transporte aéreo contou com o apoio da Embraer e foi liderado por um consórcio de estudos português.

O chamado Flexcraft é um conceito de aeronave modular e pilotada remotamente, que permite reconfiguração rápida de cabine para múltiplas missões, indo de transporte cargueiro até de passageiros.

O modelo conceitual oferece capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas e uso de fontes alternativas de energia, podendo ter sua cabine principal anexada a estrutura básica do avião, composta pelas asas, estabilizadores e sistemas de voo. A cabine modular permite a utilização para o transporte de passageiros e carga, apoio a atividades de proteção civil, vigilância, evacuação aeromédica, agricultura, entre outros.

Apesar de a ideia básica não ser inédita, o projeto prevê uma aeronave pilotada remotamente e com propulsão híbrida ou mesmo elétrica. Em nota a Embraer destacou que a pesquisa científica teve como objetivo integrar estudos sobre tecnologias críticas do conceito, incluindo a configuração básica do projeto, soluções de flexibilidade, processos de produção e materiais.

O projeto é o resultado de um trabalho liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação (SET.SA) que reuniu a Embraer Portugal, Instituto Superior Técnico (IST), Almadesign, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). O grupo recebeu apoio da Embraer brasileira, que tem avançado em estudos avançados para soluções no transporte aéreo.

Atualmente Portugal também tem ampliado seus investimentos em estudos acadêmicos na aviação, mantendo a capacidade intelectual do país em oferecer mão de obra altamente qualificada e de atender as futuras necessidades da indústria aeroespacial local. O projeto contou com financiamento do programa Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O Flexcraf ainda venceu o International Design Awards (IDA), na categoria de Design de Transportes.

Conceito prevê que módulo central possa ser rapidamente anexado de acordo com a necessidade do voo

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/04/2021, às 15h45 - Atualizado às 18h13


Mais Notícias