AERO Magazine
Busca

Agro é pop

Embraer amplia venda de aeronaves agrícolas no Brasil

Apenas nos dois primeiros meses de 2021 a comercialização do Ipanema é 8% superior a todo o ano passado


Embraer Ipanema

Bom desempenho do agronegócio tem impulsionado a venda de novos aviões agrícolas no Brasil

A divisão de aviação agrícola da Embraer anunciou a venda de mais dezenove EMB-203 Ipanema no mês de fevereiro, totalizando 27 aeronaves comercializadas somente nos dois primeiros meses de 2021.

Segundo o fabricante volume de vendas no primeiro bimestre já é 8% maior do que o negociado durante todo o ano passado. Além disso, representa o segundo mês consecutivo de alta na procura pelo avião, o reflete o desempenho favorável do agronegócio brasileiro.

O Ipanema é o avião agrícola mais popular do país, com quase 1.500 unidades entregues, e 60% de participação no mercado nacional. A maior parte da frota brasileira encontra-se na região Centro-Oeste, o principal polo agrícola do Brasil, ainda que o ritmo de vendas deste ano também tenha crescido em outras regiões.

O Ipanema tem recebido uma série de inovações tecnológicas ao longo dos últimos anos, como substituição de alguns componentes das asas por outras com nova geometria e material em aço inox mais resistente. Essa solução, segundo a Embraer, posterga eventuais desgastes gerados pela condição severa da operação no campo e despesas com manutenção ao longo dos anos. O novo pulverizador aéreo também tem um novo design no capô do motor, com novas grades de saída de ar, garantindo maior refrigeração.

O Ipanema é comercializado desde 1972 e sua versão mais atual designada como EMB-203, é movido a etanol e recebeu certificação em 2015. A aeronave é usada principalmente para a pulverização de fertilizantes e de defensivos agrícolas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/03/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h31


Mais Notícias