Planta do fabricante na Flórida passa a utilizar painéis solares, incentivando o uso de energia renovável
A Embraer anunciou hoje uma parceria com a Florida Power & Light Company (FPL), visando expandir o uso de energia renovável em suas unidades industriais nos Estados Unidos. Com isso, a empresa instalará painéis solares em sua unidade de Melbourne, Flórida.
Este projeto é o primeiro e maior empreendimento de geração de energia solar da Embraer em suas operações globais. Localizados na sede da Embraer Aviação Executiva, os painéis solares de última geração contribuirão significativamente para ampliar o uso de energia renovável pela companhia.
A iniciativa reflete o compromisso da Embraer em operar com 100% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030 em todas as suas instalações globais.
Por meio do programa FPL SolarVantage, empresas como a Embraer têm acesso a soluções completas para geração de energia solar. O programa oferece diversas opções personalizadas, como estruturas solares para coberturas, pavilhões, instalações em telhados e no solo, abrigos, bancos, mesas e árvores solares.
Além disso, o programa não exige investimento inicial por parte dos clientes, uma vez que a FPL gerencia todo o processo, incluindo o desenvolvimento, instalação e manutenção dos ativos solares durante o período do contrato.
A nova instalação solar, composta por mais de 1.900 painéis, será a primeira unidade industrial da Embraer nos Estados Unidos capaz de compensar o consumo de energia no local. Os painéis têm capacidade de gerar até 1.800 MWh por ano, atendendo à maior parte da demanda energética do Centro de Atendimento ao Cliente da Embraer.
Desde 2021, quando anunciou novas metas ambientais como parte de seus compromissos de ESG, a Embraer tem priorizado alternativas de energia limpa. Isso inclui a adoção e ampliação do uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) em suas operações de voo a partir de Melbourne, Flórida.
Com previsão de início das operações até o final de 2025, a instalação dos painéis solares trará energia livre de emissões para o campus da Embraer Aviação Executiva, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/01/2025, às 20h17
+lidas