AERO Magazine
Busca

Bons resultados

Em ano de incertezas aeroporto de Florianópolis cresce na carga aérea

Terminal cargueiro registrou alta de 45% no movimento de carga na comparação com 2019


Boeing 767-300F da Latam Cargo em Florianópolis

Transporte de cargas em Florianópolis ganhou rota regular para Miami, nos Estados Unidos | Foto: Divulgação.

O ano de 2021 representa um importante marco para o Floripa Airport Cargo, que vai encerrar o período com os melhores resultados desde o início das suas operações. Mesmo em um momento de incertezas o terminal cargueiro chegou ao crescimento de 45% se comparado a 2019, período pré-pandemia.

O terminal de cargas se tornou um importante braço da logística de Santa Catarina, oferecendo novas opções de transporte no estado. Segundo a concessionária, o crescimento registrado nos últimos meses é o maior do país, chegando a marca de quase 50% de crescimento em doze meses.

Desde que assumiu a concessão, em 2018, a Zurich Airport Brasil passou a trabalhar na melhoria dos processos nas liberações das cargas importadas. Atualmente, mais de 80% delas são liberadas em até 24h, contribuindo para a cadeia logística como um todo. Um dos entraves sempre foi o tempo de aduana, que comprometia a competitividade do aeroporto frente a outros ao redor do país.

O terminal também conquistou marcas inéditas no fechamento do ano, como o crescimento recorde de 82% no valor CIF, e um aumento de 34 % no peso movimentado de mercadorias, se comparado com o início das operações, em 2018. Atualmente Florianópolis está na quinta posição entre os maiores terminais de cargas do Brasil em importação de eletrônicos.

Ao longo deste ano 89 novos clientes começaram a operar no terminal, ampliando a capacidade de negócios para o aeroporto, especialmente em um momento de baixa demanda no transporte de passageiros.

“Nós preparamos o terminal para atender com qualidade e eficiência as particularidades de um setor em constante variação, com uma dinâmica própria, e os números comprovam que estamos no caminho certo”, explica Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis.

Outra conquista importante foi a manutenção da rota regular semanal entre Miami, nos Estados Unidos, e Florianópolis, a primeira rota regular cargueira do estado de Santa Catarina. A rota registra 97% de regularidade e um gradual crescimento do peso movimentado.

“Seguimos trabalhando continuamente para atrair novos importadores e fortalecer o setor logístico e tornar o Estado o polo do setor para a Região Sul do país”, finalizou Gesse.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/12/2021, às 15h15 - Atualizado às 16h23


Mais Notícias