A melhor semana do ano

Edição 2020 do maior encontro aeronáutico do mundo é cancelada

O Air Venture, popularmente conhecido como Oshkosh, foi mais uma das vítimas do Covid-19


O Air Venture, o tradicional encontro de Oshkosh, foi cancelado pela pandemia do coronavírus

O Air Venture, tradicional encontro aeronáutico que ocorre anualmente em Oshkosh, nos Estados Unidos, foi oficialmente cancelado. O evento promovido pela Experimental Aircraft Association (EAA) foi mais uma das vítimas da pandemia da COVID-19, que paralisou praticamente todas as atividades no mundo.

O comunicado oficial, assinado por Jack J. Pelton, CEO and Chairman da EAA, afirma que a decisão ocorre pelas restrições sanitárias e de saúde em vigor no estado do Wisconsin, onde fica a cidade de Oshkosh. A associação deveria iniciar em maio os preparativos para o encontro, que ocorreria na última semana de julho, porém, as medidas restritivas de circulação estão válidas no estado até o próximo dia 26.

LEIA TAMBÉM

Além de comprometer a capacidade de organização do maior encontro aeronáutico do mundo, que reúne mais de 10.000 (dez mil) aeronaves, as restrições atuais impedem planejar mesmo uma data posterior, em meados de agosto. O Wisconsin adotará, a partir do dia 26, três fases para reabertura, onde a segunda fase permite reunião com 50 pessoas, e a terceira encontros em massa com restrições, que inclui coleta de amostras de temperatura e extensa higienização do ambiente. Mesmo se a terceira fase estivesse em vigor seria pouco provável a viabilidade de um evento que reúne ao longo de uma semana centenas de milhares de pessoas de todo o mundo.

Vista parcial de um dos pátios do aeroporto de Oshkosh durante o Air Venture

A expectativa é que a edição 2021 possa celebrar simultaneamente os dois encontros, no que poderá ser o maior Air Venture de toda a história. A AERO Magazine cobre o Air Venture anualmente, que é considerado um dos eventos mais importantes do calendário aeronáutico mundial, ao lado da NBAA-BACE, Paris Air Show e Farnborough International Airshow.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 1 de Maio de 2020 às 15:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião EAA Oshkosh Air Venture covid-19 coronavírus