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Maior flexibilidade

Airbus amplia o peso máximo de decolagem do A330neo

Atualização amplia em 6 toneladas a capacidade do avião e amplia o alcance em 650 nm


Novo peso máximo de decolagem amplia envelope de voo e maximiza flexibilidade operacional

A Airbus obteve uma nova certificação que elevou o peso máximo de decolagem (MTOW) do A330-900 de 251 toneladas métricas, ante 242 toneladas, permitindo que a aeronave expanda o seu alcance em 650 nm, ou transporte seis toneladas a mais de carga útil.

A homologação foi emitida pela Easa, a agência europeia para segurança da aviação civil. Com o novo alcance a aeronave pode se adequar mais facilmente às necessidades do mercado de médio e longo curso, permitindo às companhias aéreas maior flexibilidade com uma ampla gama de opções de peso máximo de decolagem, que variam de 200 a 251 toneladas.

“Com a nova variante de peso de 251 toneladas o A330neo está mais flexível para atender às suas necessidades atuais e futuras [das companhias aéreas]”, disse François Kubica, engenheiro chefe do A330. 

Para atingir a capacidade de 251 toneladas a Airbus manteve 99% de uniformidade de peças e componentes sobressalentes, obtendo maior peso graças a combinações de reforços estruturais neutros em relação ao peso e adaptações pontuais do trem de pouso e nariz da aeronave.

Com a nova opção MTOW o A330-900 se torna mais capaz em rotas transpacíficas ou em voos entre a Ásia e Europa. A variante -900 é a versão da nova geração do A330neo com fuselagem mais longa, podendo acomodar entre 260 a 300 passageiros,  em configuração de três classes. 

A Corsair será a primeira companhia aérea a operar este A330neo de maior capacidade, permitindo a empresa, alcance e a capacidade necessária para capitalizar rotas mais longas e, ao mesmo tempo, racionalizar sua frota.

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Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/10/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h53


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