AERO Magazine
Busca

Crescimento indiano

Drone de combate invisível criado pela Índia concluí testes

Dronetambém terá versão naval para operações em porta-aviões da Índia


Índia tem altos gastos em investimentos bélicos - DRDO
Índia tem altos gastos em investimentos bélicos - DRDO

A Índia concluíu com sucesso o primeiro teste com um drone invisível aos radares. O ensaio foi feito pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (Drdo) com o novo veículo aéreo não tripulado de combate (UCAV). O voo aconteceu na região de testes aeronáuticos de Chitradurga, em Karnataka.

O primeiro voo do pequeno drone foi parabenizado pelo ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, que classificou o feito como "uma grande conquista".

A aerodinâmica do drone, apelidado de asa voadora, tem um formato lembra bastante o bombardeiro B-2A Spirit, dos Estados Unidos, comum neste tipo de projeto.

A mídia local afirma que o novo UCAV é um precursor de uma aeronave não tripulada com capacidade efetiva de combate furtivo, ou seja, invisível aos radares. Também foi comentado que uma versão destinada à marinha, com capacidade para pousos em porta-aviões, poderá se tornar realidade.

A expectativa é que vários testes serão feitos na aeronave para obter todas as certificações necessárias para uma operção eficaz e segura.

A Índia busca desenvolvimento de tecnologias de combate próprias, com objetivo de não ficar dependente de fornecedores externos. Na força aérea, por exemplo, os indianos operam caças fabricados na França (Rafale), Rússia (Su-30MKI) e até de produção local (HAL Tejas).

Já nas asas rotativas e transporte são operadas aeronaves norte-americanas, como o AH-64 Apache o o C-17 Globemaster III.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 03/07/2022, às 10h15


Mais Notícias