AERO Magazine
Busca

Em breve nos céus brasileiros

Dois caças Gripen da FAB devem desembarcar hoje no Brasil

Gripen F-39E foram enviados ao Brasil por via marítima, conforme o contrato


Outras duas aeronaves deverão ser enviadas ao Brasil segundo semestre deste ano - Saab / Divulgação
Outras duas aeronaves deverão ser enviadas ao Brasil segundo semestre deste ano - Saab / Divulgação

Os dois primeiros caças Saab Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira (FAB) devem chegar hoje ao Brasil pelo porto de Navegantes, Santa Catarina. Os novos aviões da FAB estão a bordo do navio mercante de bandeira holandesa, Margracht.

De acordo com o rastreador de navios, Marine Traffic, a embarcação já se encontra na costa do estado sul-brasileiro.

Por meio do vídeo ao vivo a abaixo é possível ver os navios que entram e saem do porto da cidade catarinense. Segundo a programação do serviço de particagem que atente o porto, o navio tem previsão de atracar por volta das 19h30.

A manobra de retirada dos caças e o translado os mesmos até o aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder, deverá acontecer ainda no fim de semana. O porto da cidade tem a logística a seu favor, isso pelo motivo que o porto fica bem próximo ao aeroporto.

De acordo com o contrato, as aeronaves serão encaminhadas ao Brasil por via marítima. Isso já aconteceu com o primeiro exemplar FAB 4100 que chegou ao país em 2020 – hoje a aeronave está em Gavião Peixoto (SP) cumprindo ensaios em voo.

No dia 10 de março, as aeronaves foram embarcadas no navio no porto sueco de Norrköping. Imagens mostram um dos Gripen sendo rebocado pelas ruas internas do porto.

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades construídas em série em novembro de 2021. Os caças foram entregues de formalmente na fábrica da Saab em Linköping, no país nórdico.

O envio das aeronaves FAB 4103 e 4104 deve acontecer no segundo semestre deste ano, conforme o planejado.

Saiba Mais...

Em 2014 foi assinado um contrato para a aquisição de 36 unidades do Gripen E/F, sendo 28 exemplares da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto). Os aviões foram designados na força aérea como F-39E/F, seguindo a nomenclatura adotada historicamente pela FAB e baseada no padrão norte-americano.

Um dos pontos chaves do contrato é a transferência de tecnologia, o que significa que o Brasil está participando do desenvolvimento e construção dos aviões. A FAB e empresas nacionais enviaram para a Suécia pilotos, técnicos e engenheiros, que atuam por meio do processo de "aprenda fazendo", os quais podem ter acesso direto à tecnologias de forma aplicada.

Em território nacional, a Saab conta com uma planta de indústria em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde constrói componentes vitais para as aeronaves.

De acordo com o contrato, parte dos sistemas e estruturas será produzido no Brasil, com alguns componentes sendo finalizados pela Embraer e Saab. Outros serão montados de forma conjunta na unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde parte dos F-39E serão montados. Os oito Gripen F serão desenvolvidos por engenheiros brasileiros e completamente produzidos no país.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 01/04/2022, às 16h05


Mais Notícias