Dois aviões chineses quase colidiram na Sibéria após um Airbus da Air China mudar a altitude de voo sem autorização
Dois aviões chineses ficaram perigosamente próximos de uma colisão no espaço aéreo da Sibéria após um Airbus A350 da Air China mudar a altitude de voo sem autorização. O incidente ocorreu neste mês sobre a região de Tuva, perto da fronteira com a Mongólia.
O voo CA967 da Air China, que seguia de Xangai para Milão, ascendeu de 10.394 metros para 10.973 metros sem autorização do controle de tráfego aéreo russo. A manobra colocou o Airbus diretamente na trajetória de um Boeing 767 cargueiro SF Airlines, que realizava o voo CSS128, entre de Budapeste e Ezhou.
Segundo dados de voo e gravações do cockpit, as aeronaves passaram a apenas 90 metros uma da outra, distância muito inferior ao mínimo global de separação vertical de 2.000 pés (600 metros) naquele nível de voo. O episódio foi inicialmente reportado pelo jornal chinês South China Morning Post com base em informações de controladores e sistemas de bordo.
Gravações indicam que o piloto da Air China teria interpretado de forma equivocada as instruções de manter altitude emitidas pelos controladores russos. Em segundos, os sistemas anticolisão (TCAS) das duas aeronaves foram acionados, ordenando desvios de emergência.
No momento do erro, controladores russos supervisionavam outras quatro aeronaves na região, incluindo outro Airbus da Air China e um voo da Hainan Airlines. A situação se agravou quando o piloto do cargueiro visualizou o A350 se aproximando e alertou o centro de controle. Ainda que sem instruções pertinentes, o TCAS permitiu que ambos aviões recebessem comandos evasivos corretos e a tempo.
O episódio é classificado como uma falha crítica e destaca a importância do cumprimento rigoroso das instruções de tráfego para evitar desastres.
O TCAS (Traffic Collision Avoidance System) é um sistema anticolisão instalado em aeronaves civis e militares para alertar pilotos sobre tráfego aéreo próximo e sugerir manobras para evitar colisões.
Segundo regulamentos internacionais, o mínimo padrão de separação vertical é de 300 metros (1.000 pés) abaixo do FL290 e de 600 metros (2.000 pés) acima do FL290.
O nível de voo (Flight Level - FL) é uma referência de altitude utilizada na aviação, expressa em centenas de pés e baseada na pressão padrão de 1013,25 hPa. Por exemplo, FL350 indica 35.000 pés de altitude. É usado para padronizar separações verticais entre aeronaves.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/07/2025, às 13h00
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