AERO Magazine
Busca

Falha do piloto

Divulgado relatório de acidente com Boeing 737 na Índia

Aeronave repatriava cidadãos retidos no exterior


Acidente com avião da Air India Express

Na tentativa de pouso, a aeronave se partiu em duas - Foto: PTI

O Departamento de Acidentes Aéreos da Índia (Aaib) divulgou o relatório do acidente envolvendo um Boeing 737-800 (VT-AXH) da Air India Express, em 7 de agosto de 2020, no aeroporto de Calicute (CCJ).

O documento aponta falha do piloto como a provável causa principal da queda. "A causa provável do acidente foi a não adesão ao SOP (Procedimentos de Operação Padrão) pelo piloto, o qual, continuou uma aproximação não habilitada e pousou além da zona de toque, no meio da pista, e falhou em assumir controles e não executar uma arremetida (Go Around)”.

Outros fatores podem ter contribuído para o acidente, como falhas de sistema e a falta de um briefing adequado, que deveria ter sido feito no caso de pouso em ventos contrários (de proa), com chuva e pouca visibilidade, como foi o caso, e a não cogitação de desvios para outros aeroportos da região, o que comprometeu toda a segurança do voo. 

A aeronave repatriava cidadãos indianos que estavam no exterior, retidos por conta do avanço da pandemia da covid-19, que suspendeu milhares de voos pelo mundo. Ela saiu da pista durante a tentativa de pouso e se partiu em duas, matando 21 das 186 pessoas a bordo. O piloto e o copiloto estão entre as vítimas.

O primeiro voo do VT-AXH foi realizado em novembro de 2006.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 13/09/2021, às 06h05 - Atualizado às 06h17


Mais Notícias