AERO Magazine
Busca

Grandes desafios pela frente

Diretor do aeroporto de Denver deverá assumir a FAA

Phil Washington deverá deixar o aeroporto de Denver para assumir a FAA


Aeroporto de Denver é um dos mais movimentados e importantes dos EUA - Denver International Airport
Aeroporto de Denver é um dos mais movimentados e importantes dos EUA - Denver International Airport

A FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, considerada a principal referência global em regulamentação aeronáutica, terá um novo diretor.

O atual administrador do aeroporto internacional de Denver, Phil Washington, foi a escolha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para comandar a FAA.

A indicação da Casa Branca, confirmada hoje (6) e deverá preencher a vacância no principal cargo da FAA, que está vago desde que Steve Dickson renunciou à agência em março, na metade de seu mandato de cinco anos. Antes de assumir o cargo, Washington deverá passar por uma sabatina no Senado, que validará sua indicação.

Caso seja aprovado, o novo direto enfrentará um dos períodos mais desafiadores de toda a história da FAA, que está sob intensa pressão desde os acidentes com o 737 MAX, em um intervalo de seis meses entre 2018 e 2019. A agência ainda trabalha em um complexo processo de revalidação dos procedimentos de certificação, que além de envolver uma grande quantidade de mudanças jurídicas, ainda trará forte impacto na indústria aeroespacial global.

Phil Washington
Washington é atualmente o diretor do aeroporto de Denver, no Colorado, um dos principais terminais dos EUA

A FAA também tem sido alvo das empresas aéreas, que criticam a atual gestão do tráfego aéreo nos Estados Unidos, que contribuiu para o cancelamento de milhares de voos, em um momento de recuperação do transporte aéreo.

Outro ponto considerado crucial para a aviação civil dos Estados Unidos e que coloca mais pressão da FAA, é a disputa entre as empresas de telecomunicações, com a tecnologia 5G, onde foi aprovada uma frequência de uso próxima dos sistemas de pouso por instrumento, causando prejuízos para o transporte aéreo e impactando a rentabilidade da operação de internet móvel.

A indicação de Phil Washington era esperada, visto que o administrador do aeroporto de Denver liderou a equipe de transição do presidente Joe Biden para agências relacionadas ao transporte. Ainda assim, Washington tem ampla experiência no setor de transportes, tendo sido diretor executivo da Autoridade de Transporte Metropolitano do Condado de Los Angeles por seis anos e CEO do Distrito de Transporte Regional de Denver.

O executivo assumiu o aeroporto de Denver, um dos maiores dos Estados Unidos, há um ano, onde vinha enfrentando o desafio de melhorar a capacidade do terminal frente aos desafios sanitários e da retomada das viagens aéreas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/07/2022, às 18h05


Mais Notícias