Tradicional desfile cívico-militar em Brasília teve sobrevoos de caças, de aviões de transporte e apresentação da Esquadrilha da Fumaça
O desfile de 7 de setembro, alusivo aos 201 anos da independência do Brasil,ocorreu na capital federal reunindo efetivos das forças armadas em solo e aeronaves no ar.
O tradicional desfile cívico-militar aconteceu na Esplanada dos Ministérios e foi presidido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin e por demais autoridades civis e militares.
Em solo, mais de 2.400 militares das forças armadas participaram, além de veículos blindados da Marinha do Brasil e do Exército Brasieliro.
No ar, houve a presença de aviões da FAB e da Marinha. Representando a força aérea, sobrevoaram à esplanada o cargueiro multimissão KC-390; os caças F-5EM Tiger, F-39 Gripen e A-1 AMX; os aviões de alerta aéreo antencipado E-99 e R-99 e o avião reabastecedor KC-130 Hercules.
Já a aviação da Marinha foi representada pelo caça de interceptação e ataque AF-1 Skyhawk.
Após o encerramento do desfle, o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou uma demosntração com os sete A-29 Super Tucano.
A apresentação foi destacada pelas passagens baixas em formação, bem como as principais acrobacias do set da equipe, como: espelhão, dorsão, DNA, break, cruzamentos, dentre outras.
Na mesma data, foi inaugurada, no gramado central da Espalnada dos Ministérios, uma exposição inédita com recursos de mídia e equipamentos militares. A exposição traz diversas atrações e informações sobre as forças armadas e sobre os projetos de defesa do Brasil.
Na parte dos equipamentos à mostra, destacam-se drones, a maquete do caça Gripen, helicópteros (SH-16, AH-15, HM-3,H-60 e H-36), além de blindados da Marinha e do Exército.
A exposição acontece das 9h às 17h e ficará aberta ao público até o próximo domingo (10).
Por André Magalhães
Publicado em 08/09/2023, às 08h35
+lidas