AERO Magazine
Busca

Monumento especial

Helicóptero da Marinha vira atração turística na Região dos Lagos (RJ)

Um helicóptero SH-3 Sea King, da Marinha, é a nova atração turística do município de São Pedro da Aldeia


Ação foi feita em parceria entre Prefeitura e o comando da força aeronaval da Marinha do Brasil - Via YouTube/Marinha do Brasil e Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Ação foi feita em parceria entre Prefeitura e o comando da força aeronaval da Marinha do Brasil - Via YouTube/Marinha do Brasil e Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Um helicóptero SH-3 Sea King, da Marinha do Brasil, é a mais nova atração turística do município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde está localizada a sede da aviação naval da força.

A aeronave foi posicionada na orla da praia do Centro, as margens da rodovia RJ-140, principal acesso a cidade. A ideia para o novo monumento turístico foi em parceria entre a Prefeitura e o comando da força aeronaval. 

O deslocamento da base aérea para o local foi feito nos dias 15 e 16 de junho. A Secretaria de Serviços Públicos do município ergueu um pedestal especial para a atração.

Caçador de submarinos

Os SH-3 Sea King foram utilizados pela MB ao longo de 40 anos e eram destinados principalmente as estratégicas operações antissubmarinos. Além disso, eles realizaram diversos exercícios, inclusive com marinhas estrangeiras, como,  por exemplo, o navio norte-americano USS “America” (CVN-66), em 1977, e o lançamento do míssil antinavio Exocet contra o casco de uma embarcação desativada, em novembro de 1991.

SH-3 Sea King
Frota de helicópteros da força naval podem cumprir desde missões ostensivas a busca e salvamento - MB  


Ao todo, 16 aeronaves de diferentes gerações faziam parte da frota do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino. No entanto, estas aeronaves também eram capacitadas para missões de transporte de tropas, material, busca e salvamento e evacuação aeromédica.

O SH-3 Sea King realizou seu último voo em 23 de agosto de 2012. Os icônicos helicópteros foram substituídos pelos SH-16 Seahawk, operados pelo Esquadrão HS-1.

Por André Magalhães
Publicado em 15/08/2023, às 13h00 - Atualizado às 14h55


Mais Notícias