AERO Magazine
Busca

Segundo a IATA

Demanda de carga aérea cresceu dois dígitos em agosto

A demanda total de carga aérea aumentou 11,4% em comparação a agosto do último ano


As operações internacionais de carga tiveram destaque, registrando um aumento de 12,4% - Divulgação
As operações internacionais de carga tiveram destaque, registrando um aumento de 12,4% - Divulgação

A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, divulgou, na última sexta-feira (4), os dados dos mercados globais de transporte aéreo de carga referentes a agosto, indicando crescimento contínuo da demanda.

Segundo o levantamento, a demanda total aumentou 11,4% em comparação a agosto do último ano, com as operações internacionais registrando um aumento de 12,4%. Este é o nono mês consecutivo de crescimento de dois dígitos, com níveis de demanda atingindo valores próximos aos recordes de 2021.

A capacidade de transporte de carga aumentou 6,2% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, sendo 8,2% nas operações internacionais. O aumento está ligado ao crescimento de 10,9% na capacidade internacional de carga em aeronaves de passageiros, impulsionado pelo fortalecimento dos mercados de passageiros. A capacidade geral do setor alcançou um novo recorde histórico.

"Os mercados de transporte aéreo de carga continuam apresentando resultados muito bons. O setor registrou um segundo mês consecutivo de recordes na demanda no acumulado do ano. Mesmo com níveis recordes de capacidade, os yields aumentaram 11,7% em 2023, 2% no mês anterior e 46% em relação aos níveis pré-pandemia", disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

As transportadoras da América Latina apresentaram um aumento de 14,2% na demanda por carga aérea em agosto deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2023. A capacidade aumentou 8% no mesmo período.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/10/2024, às 07h18


Mais Notícias