AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Conheça o aeroporto que atingiu a marca de 30 anos sem perda de bagagem

O aeroporto de Kansai, no Japão, completou 30 anos sem perder uma única bagagem desde sua inauguração em 1994


Terminal em Osaka celebra feito inédito com premiação e alta eficiência - Kansai Airports
Terminal em Osaka celebra feito inédito com premiação e alta eficiência - Kansai Airports

O aeroporto internacional de Kansai (KIX), em Osaka, Japão, completou trinta anos de operação em 2024 sem registrar a perda de uma única bagagem, segundo dados do terminal.

Desde sua inauguração, em setembro de 1994, o aeroporto processa entre 20 e 30 milhões de passageiros por ano. Em 2023, cerca de 10 milhões de itens de bagagem foram manuseados. O desempenho é atribuído a um sistema rigoroso de verificação em múltiplas camadas.

Para cada voo, dois ou três funcionários conferem a quantidade e o tipo de bagagens, além das informações dos passageiros, tanto antes da chegada quanto após o desembarque. Essa checagem reduz o risco de falhas humanas e permite rastreamento preciso.

Além do processo manual, o aeroporto japonês utiliza tecnologias como sistemas automatizados de triagem e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID). Com isso, o terminal mantém uma taxa de entrega de bagagens em até 15 minutos após o pouso, tempo inferior à média global, que registra 7,6 malas extraviadas a cada mil passageiros.

O desempenho rendeu ao Kansai o prêmio Skytrax de Melhor Aeroporto do Mundo em Entrega de Bagagens em 2024, marcando a oitava vez em que recebe essa distinção. O terminal tem a expectativa de movimentar 37,3 milhões de passageiros durante a Expo 2025,em Osaka, entre os dias 13 de abril a 13 de outubro.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/05/2025, às 09h52


Mais Notícias