AERO Magazine
Busca

Na Europa

Hidrogênio para aviação será alvo de estudo entre Airbus, Aena e Iberia

Empresas iniciarão estudos para a criação do primeiro hub aeroportuário de hidrogênio na Espanha


A Exolum e Repsol também farão parte do grupo de estudos - Airbus
A Exolum e Repsol também farão parte do grupo de estudos - Airbus

A Airbus anunciou nesta terça-feira (9), uma união com a Aena, a Air Nostrum, a Iberia, a Exolum e a Repsol para o estudo da criação do primeiro hub aeroportuário de hidrogênio na Espanha.

A parceria fornecerá uma visão holística da aeronave movida a hidrogênio e como ela pode ser integrada ao ecossistema dos aeroportos. Ela não se concentrará apenas no fornecimento e infraestrutura de hidrogênio, mas também nos requisitos específicos para operações terrestres em aeroportos. O objetivo final é promover e apoiar o crescimento deste tipo de ecossistema no país europeu.

Dado o grande potencial da Espanha em energias renováveis ​​e produção de hidrogênio de baixo carbono, é essencial que a indústria da aviação como um todo colabore para garantir uma futura cadeia de suprimentos de hidrogênio de ponta a ponta até os aeroportos”, disse Karine Guenan, vice-presidente do ZEROe Ecosystem da Airbus.

O fabricante europeu possui um programa chamado “Hydrogen Hub at Airports'' para promover a expansão adicional da infraestrutura de hidrogênio na aviação. Até o momento, acordos foram assinados com parceiros e aeroportos em treze países.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/07/2024, às 09h08


Mais Notícias