As aeronaves da frota do No.32 Squadron são responsáveis pelos voos da Família Real britânica e do alto escalão do governo
O No.32 Squadron, da força aérea britânica, é o responsável pelo transporte VIP de altas autoridades do governo e da Família Real. Por 27 anos foi a unidade oficial pelo transporte da Rainha Elizabeth II.
O esquadrão opera uma série de aeronaves para permitir maior agilidade nos compromissos de autoridades do Reino Unido. Contudo, a Família Real, assim como membros do Governo, podem voar em aviões e helicópteros de outras unidades militares e mesmo aviões privados.
A história do Esquadrão 32 remete ao ano de 1916, quando foi formado, ainda durante a Primeira Guerra Mundial. Anos mais tarde participaria também da campanha da Grã-Bretanha, em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1995, o No. 32 foi unificado ao The Queen's Flight e se tornou um esquadrão de transporte Real.
Para atender a demanda, atualmente são utilizados um helicóptero Leonardo AW109SP e Leonardo GrandNew, dois Sikorsky S-76C+ e outros dois aviões de negócios Dassault 900LX, que substituíram os antigos BAe 146.
Além do Esquadrão 32, as autoridades britânicas e a Família Real também contam com a disponibilidade de aviões de maior porte como um um A330 MRTT Voyager, para voos de longa distância, operados pelo Esquadrão No.10
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o Reino Unido entra em luto oficial e oficialmente tem Charles III como seu novo Rei. Embora ainda não coroado, já é o chefe supremo das forças armadas e caberá ao No.32 Squadron transportar a majestade para seus compromissos oficiais.
Embora tenha uma série de aeronaves a sua disposição, o Rei Charles III não necessariamente utiliza tais meios aéreos oficiais. Ele pode voar em aviões fretados ou em voos comerciais, algo comum entre seus irmãos.
Por André Magalhães
Publicado em 09/09/2022, às 08h30
+lidas