A400M fez escala em na ilha Ascensão, antes de ir para as Malvinas e foi reabastecido pelo A330 MRTT Voyager
Pela primeira vez um A-400M Atlas, da Real Força Aérea do Reino Unido (RAF,na sigla em inglês), que tinha como destino as Ilhas Falklands (Malvinas), foi reabastecido em voo sobre o Oceano Atlântico.
O avião de transporte pesado foi reabastecido por um Voyager, o A330 MRTT da RAF, em uma operação amplamente planejada ao longo de vários dias.
O A400M saiu da base aérea de Brison Norton, no Reino Unido, e seguiu para a Ilha de Ascensão, território ultramarino britânico no Atlântico. Após a escala técnica, o avião seguiu para as Malvinas, onde a longa distância exigia um reabastecimento. Foi neste trajeto que o A400M recebeu a transferência de combustível do Voyager, que havia decolado da base aérea de Mount Pleasant Comple, nas Falklands.
"Foi um privilégio fantástico fazer parte desta missão; ser parte de qualquer 'primeiro' é um grande negócio e ser capaz de demonstrar o que podemos fazer com esta aeronave é o que importa", declarou em nota o Esquadrão 30 da RAF.
Este voo inédito foge a regra das demais viagens de aeronaves da RAF com destino a ilha, que usualmente realiza escalas técnicas entre a Ilha Ascenção e as Falklands, usando inclusive o Brasil como ponto de reabastecimento.
A famosa ilha antártica pertence a coroa britânica, mas tal posse não é aceita pela Argentina. Entre abril e junho de 1892, ocorreu a chamada Guerra das Malvinas, quando os argentinos invadiram as ilhas, iniciando um intenso combate armado, que terminou com a vitória britânica. O território continuou com a bandeira Real, que mantém no arquipelogo alguns caças Eurofighter Typhoon.
Por André Magalhães
Publicado em 15/08/2022, às 08h00
+lidas