Anac determinou vistoria nas longarinas das asas, após incidente com um E175 nos EUA
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência, na última sexta-feira (13), determinando que todas as companhias aéreas que possuem o Embraer E175 em suas frotas façam, de imediato, vistorias nas asas das aeronaves.
A ordem foi motivada por um grave incidente ocorrido no último dia 3, envolvendo um avião da Envoy Air (N233NN), que perdeu o winglet da asa direita durante uma forte turbulência em um voo entre Charleston (CHS) e Dallas (DFW), nos Estados Unidos, forçando um desvio para o aeroporto de Birmingham-Shuttlesworth (BHM), no Estado do Alabama.
O órgão determinou a “inspeção quanto à existência trincas e retrabalho, caso aplicável, das junções das pontas da semi asa esquerda (Left-Hand – LH) e direita (Right-Hand – RH), e modificação das Limitações de Aeronavegabilidade do avião”, justificando-se dizendo que “existe a possibilidade de a peça desprendida provocar danos a outras partes da aeronave, prejudicando sua controlabilidade, e também a pessoas ou propriedades no solo.”
A inspeção está dividida em quatro intervalos, dependendo do número de horas de voos da aeronave desde a instalação das longarinas (spars), responsáveis pelas cargas de voo e o peso das asas enquanto os aviões estão em solo. O último dos intervalos é o mais rigoroso, o que determina a vistoria nas próximas dez horas de voo para unidades com mais de 19.800 horas de voo.
O Embraer E175 está na frota de mais de dez companhias aéreas pelo mundo, mas a maior parte dos aviões está em operação nos Estados Unidos, pela Skywest Airlines e pela Republic Airways. A Diretiva pode ser acessada através do link.
Marcel Cardoso
Publicado em 16/05/2022, às 08h35
+lidas