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Aviação Regular versus Aviação de Negócios

Companhias aéreas questionam a aviação executiva em Congonhas

Problema em Congonhas no último domingo reacendeu o debate entre companhias aéreas e a aviação executiva


Abear e Latam cobraram a restrição da operação de aviões menores no aeroporto da capital paulista - Divulgação
Abear e Latam cobraram a restrição da operação de aviões menores no aeroporto da capital paulista - Divulgação

O incidente envolvendo um Learjet 75 no último domingo (9) no aeroporto Congonhas, em São Paulo, reacendeu a discussão sobre a viabilidade da operação conjunta da aviação de negócios e da comercial.

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, em uma publicação no LinkedIn, na manhã de intem (10) questionou o uso do aeroporto de Congonhas por aviões de menor porte e informou que mais de 180 voos da companhia aérea foram cancelados após o incidente de domingo. Segundo o executivo, o problema gerado na malha aérea da Latam afetou até mesmo as operações no aeroporto de Guarulhos, onde um voo para Madri foi cancelado.

O que mais deve acontecer em Congonhas para que decidam não operar com aviação de pequeno porte em um aeroporto tão central para toda a malha aérea do país?", questionou Cadier.

A crítica foi endossada também pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que disse que ao menos 300 voos foram afetados com o fechamento do aeroporto de Congonhas, que durou cerca de nove horas.

A restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da Abear e de suas associadas, que em 29 de setembro enviaram ofício à Infraero recomendando a adoção definitiva dessa medida”, disse a Abear em nota.

A Latam Airlines e a Gol Linhas Aéreas anunciaram flexibilizações nas políticas de cancelamento e remarcação de voos para tentarem amenizar a situação. No início da segunda-feira os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont tiveram grandes filas nos balcões de check-in, com passageiros que não conseguiram embarcar de/para São Paulo, ontem.

Por outro lado, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) em nota intitulada "A verdadeira vocação de Congonhas é servir a aviação regional e a aviação de negócios!", disse que é necessário discutir a viabilidade de concentrar voos comerciais em um aeroporto com uma única pista apta a receber operações de linha aérea.

"Na verdade, faz muito mais sentido deixar Congonhas para os aviões menores do que enxotá-los de lá. A verdadeira vocação de Congonhas não é para grandes jatos com muitos passageiros, há outros aeroportos no entorno de São Paulo, como Guarulhos e Viracopos", disse a Abag.

O uso de Congonhas é considerado como fundamental pela aviação comercial e de negócios, visto sua localização no principal centro financeiro e industrial do Brasil e da América Latina.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/10/2022, às 08h00


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