AERO Magazine
Busca

Último recurso

Companhia aérea da Austrália pode ser estatizada

Em dificuldades financeiras e sem interessados, a Rex Airlines pode ser estatizada pelo governo da Austrália


A Rex Airlines possui cerca de sessenta aeronaves em sua frota - Rex Airlines
A Rex Airlines possui cerca de sessenta aeronaves em sua frota - Rex Airlines

O governo da Austrália pode intervir e adquirir a Rex Airlines, uma importante companhia aérea regional que passa por dificuldades financeiras e está sob recuperação judicial há mais de seis meses, caso ela não consiga um comprador.

Segundo a rede australiana ABC, o governo está avaliando “opções de contingência”, incluindo uma “possível aquisição pela Commonwealth (organização intergovernamental encabeçada pelo Reino Unido)”, caso não surja um comprador. Se a estatização sair do papel, será a primeira aérea com esta configuração no país da Oceania desde a privatização da Qantas, há trinta anos. 

Embora a preferência seja por uma solução resolvida pela iniciativa privada, a estatização é vista como uma forma de proteger as rotas regionais essenciais. Caso a empresa entre em colapso, regiões remotas da Austrália ficariam sem acesso a serviços aéreos regulares, prejudicando a mobilidade e o acesso a serviços essenciais, como saúde.

Apesar do apoio à intervenção, há críticas em relação ao uso de recursos públicos para salvar uma empresa em dificuldades. Especialistas ouvidos pela imprensa australiana dizem que empresas estatais podem ser menos eficientes e sugerem que uma solução como subsídios ou outras formas de apoio seria mais adequada.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 12/02/2025, às 09h15


Mais Notícias