A união entre as indústrias automotiva e aeronáutica que deram origens a projetos exclusivos
A relação entre as indústrias aeroespacial e automobilística passou de marcas de automóveis, como a FIAT, produzindo aviões até fabricantes de aeronaves, como a Saab, tendo uma divisão carros e caminhões.
Na primeira parte desse especial mostramos a relação entre fabricantes que produziram aviões e automóveis. Mais recentemente, com a popularização dos automóveis, em especial após o surgimento do setor de alto luxo, com modelos superesportivos ou que ostentavam enorme conforto, os principais fabricantes aeronáuticos passaram a unir o glamour de marcas como Porsche, Mercedes-Benz, BMW e Aston Martin a projetos considerados “ultraexclusivos”.
No final de 2020, ainda sob os efeitos da pandemia que impactaram positivamente a venda de aviões de negócios, a Embraer e a alemã Porsche lançaram a série Duet, na qual um Phenom 300E e um Porsche 911 Turbo S tiveram inspiração mútua para o desenvolvimento de seus acabamentos.
Ou seja, detalhes do superesportivo estão a bordo do avião, e vice-versa. “Utilizamos o know-how de ambas as marcas para trabalhar em conjunto em um par único de veículos, que são igualmente atraentes para o seleto grupo de clientes de jatos e carros esportivos”, disse Alexander Fabig, vice-presidente da área de Personalização e Clássicos da Porsche AG. Apenas dez unidades do Duet foram colocadas à venda, sem opção de uma décima primeira unidade. Tanto que ambos contam com uma placa especial, destacando com um distintivo representa que aquele modelo é um em apenas dez unidades disponíveis. “O Duet é um pacote exclusivo desenvolvido em uma colaboração de design com a Porsche. Essa combinação rara e refinada estará disponível somente desta vez, por meio dessa parceria exclusiva”, disso Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, durante o lançamento do projeto.
Essa não foi a primeira vez que a Embraer buscou no setor automotivo ideias e conceitos para seus aviões. Originalmente, a família Phenom foi lançada com interior desenvolvido pela também alemã BMW. Na ocasião, o objetivo era oferecer a bordo dos aviões a experiência proporcionada por versões de luxo da BMW. Se no passado a ideia era oferecer aos motoristas inspiração na aviação, no século 21, a experiência dos supercarros se tornou atraente para criar soluções que unissem qualidade, sofisticação e uma experiência conhecida e apreciada pelo comprador.
Não por um acaso, a fórmula foi duplamente empregada pela Airbus Helicopters. A divisão de luxo ACH, acrônimo de Airbus Corporate Helicopters, foi a resposta do fabricante europeu para atender às necessidades não apenas de transporte aéreo, mas de exclusividade de um seleto grupo de proprietários.
Um dos projetos mais importantes continua sendo o ACH145 Mercedes-Benz Style, que é descrito pelo fabricante como um “santuário em movimento”. O modelo conta com projeto e acabamento diferenciados, desenvolvidos pela divisão de design da Mercedez-Benz, agregando elementos que remetem aos modelos de alto luxo da marca alemã.
A Airbus comercializou até o final de 2021 um total de 28 unidades da série ACH 145 Mercedes-Benz Style. “A versão ACH145 Mercedes-Benz Style Edition tem sido um sucesso desde o seu lançamento”, comentou Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras, na ocasião da entrega do primeiro exemplar no mercado brasileiro.
Graças ao sucesso da parceria entre a Mercedes-Benz e a ACH, em 2020, a Airbus assinou outro acordo de parceria para criar um helicóptero exclusivo e inspirado nas pistas. A britânica Aston Martin, lendária por seus esportivos de luxo e por ser o carro oficial de James Bonde, o eterno 007. A fama que precede o espião do cinema está atrelada a seu gosto refinado, que inclui belos e exclusivos carros da Aston Martin.A parceria com a Airbus seguiu o perfil de produtos feitos sob medida da montadora britânica e, após vários meses, foi anunciado o ACH130 Aston Martin Edition.
“A aplicação de nossos próprios princípios de design automotivo no mundo aeroespacial é um desafio fascinante e do qual estamos gostando muito”, comentou Marek Reichman, vice-presidente e diretor de criação da Aston Martin Lagonda, durante a divulgação da parceria. A parceria exigiu trabalhos conjuntos por mais de um ano, durante o qual a Aston Martin acionou sua linha de artesãos e arte automotiva para trazer um novo conceito de estética e rigorosa atenção aos detalhes no mercado de helicópteros.
O destaque ficou por conta das asas do logotipo da Aston Martin estampadas nos elementos de couro e posicionadas em toda a cabine. O interior foi inspirado nos carros, fazendo amplo uso de couro e camurça. Para destacar ainda mais exclusividade, os ACH130 Aston Martin Edition receberam uma placa no painel de instrumentos onde consta o registro da aeronave, o número da edição limitada e o nome do proprietário original.
Mais uma marca lendária é a italiana Ferrari, que dispensa qualquer apresentação. Durante alguns anos, a Ferrari manteve uma parceria com a Piaggio Aero, para a venda de uma edição exclusiva do Avanti II, que recebeu uma pintura alusiva à Scuderia Ferrari, assim como o icônico logo do Cavallino Rampante.
A Piaggio Aero, que aliás é parte do grupo Piaggio, famoso por suas motocicletas como a lendária Vespa, tinha como investidor Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari, que tinha 10% das ações.
Durante o Dubai Air Show 2007, o brasileiro Felipe Massa, então piloto da Ferrari, anunciou a encomenda do P-190 Avanti II. Uma Ferrari F550 Maranello esteve exposta ao lado do avião durante todo o evento.
A marca Senna, aliás, tornou-se famosa por oferecer produtos exclusivos e de luxo. E, em novembro de 2021, a Eve Air Mobility, divisão de eVtol da Embraer, a marca Senna anunciam uma parceria para desenvolvimento de uma série especial do eVtol batizado de Eve-Senna.
Em nota, a Senna afirmou que o projeto simbolizava a visão de futuro sustentável e inovação no mercado de mobilidade urbana das duas marcas. O Eve-Senna se inspira na visão da marca Senna em desafiar limites, criar projetos futurísticos e autênticos. O design, as cores e o interior da aeronave prometem entregar uma experiência única para seus tripulantes.
“A marca Senna tem em seu DNA e propósito sempre desafiar limites em todos os campos de atuação, proporcionando ao mundo produtos inovadores que mostrem que superar limites é possível e necessário”, comentou Bianca Senna, CEO da Marca Senna.
* Texto originalmente publicado na revista AERO Magazine 338,
com o título de "Aviões e Carros" e republicado em duas partes após adaptação
Por Edmundo Ubiratan e Giuliano Agmont*
Publicado em 30/01/2023, às 16h05
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