AERO Magazine
Busca

Primeiro voo de um clássico

Clássico bombardeiro russo modernizado faz voo inaugural

TU-160 Blackjack é a maior aeronave militar supersônica com asa de geometria variável


Aeronave modernizada recebu novos sistemas, motores e capcidades para levar mais armamentos  | Foto: UAC

O bombardeiro estratégico russo modernizado Tu-160M Blackjack fez seu voo inaugural nesta quarta-feira (12), na fábrica da Kazan Aviation Plant, de propriedade da Tupolev, ambas empresas são parte da United Aircraft Corporation, UAC, parte da estatal Rostec.

 O voo do grande bombardeiro durou aproximadamente 30 minutos e aconteceu a uma altitude de 600 metros.

“A tripulação de pilotos de teste do Tupolev PJSC realizou manobras para verificar a estabilidade e controlabilidade da aeronave no ar”, disse o comunicado da empresa.

Apear da estrutura externa ser a mesma, o Blackjack ganhou novas tecnologias como, sistemas de navegação, aviônicos, além de novos motores e capacidades para mais armamentos.

“O Tu-160 é um dos maiores e mais avançados projetos da indústria da aviação. A implementação deste programa exigiu não apenas a renovação das instalações de produção, mas também a criação de um ambiente digital fundamentalmente novo para trabalhar no projeto”, disse Yuri Slyusar, diretor geral da UAC.

O TU-160 Blackjack é a maior aeronave militar supersônica com asa de geometria variável do mundo. O bombardeiro está entre as principais aeronaves deste seguimento em todo o globo, juntamente com os norte-americanos B-2A, B-52H e B-1B Lancer, e o chinês H-6.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 13/01/2022, às 12h55


Mais Notícias