AERO Magazine
Busca

Feito na China

China terá fábrica de motores aeronáuticos

País aposta no desenvolvimento de motores a reação para o mercado de aviação comercial


A China lançou oficialmente um conglomerado e bilhões de dólares com o objetivo de produzir novos motores a reação com foco na aviação comercial. A Aero Engine Corporation of China (AECC) possui um capital registrado US$ 7,5 bilhões e deverá nos próximos meses incorporar diversas subsidiárias ligadas a outras estatais do setor aeronáutico, incluindo para da Aviation Industrial Corporation of China (AVIC).

O governo chinês espera conseguir competir com os tradicionais fornecedores ocidentais, especialmente com a Rolls-Royce e General Electric Aviation. Os motores que serão desenvolvidos e produzidos na China não foram divulgados, nem mesmo quais estudos estão em andamento. O modelo de negócios chinês, especialmente o ligado ao setor aeroespacial, mantém grande sigilo sobre qualquer tipo de programa em andamento.

Um dos entraves da indústria aeronáutica civil chinesa que o país não produz com tecnologia própria nenhum tipo de motor a reação voltado para o mercado civil. Apenas no segmento militar a China produz os motores dos seus novos caças, mas todo baseados em tecnologia russa.  Para o premier Li Keqiang, o avanço no setor teria grande valor no reforço das habilidades militares e industriais do país.  

O governo chinês espera que a nova empresa possa gerar até 100 mil empregos diretos e não prevê um prazo para a apresentação do primeiro motor.

Ernesto Klotzel
Publicado em 30/08/2016, às 12h00


Mais Notícias