AERO Magazine
Busca

Resposta à visita de Pelosi

China envia caças de última geração para próximo de Taiwan

China está conduzindo um grande exercício militar próximo de Taiwan com os caças J-20


Atualmente, apenas os EUA, Rússia e China produziram caças de quinta geração - Divulgação
Atualmente, apenas os EUA, Rússia e China produziram caças de quinta geração - Divulgação

A China enviou para as proximidades de Taiwan seus avançados caças J-20, com capacidade furtiva. O movimento ocorre em meios as tensões entre os Estados Unidos e a China, ampliados com a visita da deputada norte-rorte americana Nancy Pelosi à Taiwan.

Os exercícios miitares da China ao redor de Taiwan contaram com os caças de quinta geração chineses J-20, que estão sendo utilizados nas missões especiais.

De acordo a mídia chinesa, os J-20 e mísseis hipersônicos DF-17 estão sendo empregados nas manobras militares, em parte como forma de dissuação e demonstração de força. No caso dos mísseis, ao menos cinco deles caíram nas águas da zona econômica do Japão, elevando as tensões na região.

A investida militar de Pequim é em resposta à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmera dos deputados dos EUA a Taipei no começo desta semana. A viagem desagradou o governo chinês que ampliou os tons das ameaças.

Desde ontem (4), navios e aeronaves chinesas estão realizando operações militares ao redor da ilha. Alguns analistas consideram as operações um bloqueio naval por parte de Pequim, podendo gerar um conflito armado. Os militares chineses confirmaram que farão os exercícios até domingo (7).

No mesmo dia da visita de Pelosi, cerca de 21 aviões militares da China adentraram a zona de defesa aérea de Taiwan (Adiz, na sigla em inglês) e obrigou o acionamento de caças taiwaneses para controlar a situação.

Não é recente o temor que a China possa invadir militarmente Taiwan, anexando a ilha ao seu território. O presidente Xi Jinping voltou a endossar o discurso que considera a Taiwan parte do território da China, considerado a ilha apenas uma província rebelde. Há vários anos Pequim tem feito constantes ameças a soberania do pequeno país.

Atualmente o governo taiwanês investe em uma renovação pontual de seus meios militares, a maioria de origem norte-americana. O país tem como principal vetor aéreo os caças F-16 que estão sendo atualizandos para o atual padrão Block 70/72.

Os novos caças de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Sidewinder, entre outras melhorias. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando Taiwan o maior operador de caças F-16 na Ásia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 05/08/2022, às 10h42


Mais Notícias