AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

CEO de companhias aéreas priorizam eficiência, inteligência artificial e SAF

Estudo com 32 CEO do setor aéreo mostra que eficiência operacional, inteligência artificial e combustível sustentável são prioridades estratégicas para os próximos anos


Pesquisa global com líderes de 32 companhias aéreas aponta foco em confiabilidade operacional, disciplina financeira e transformação digital - Divulgação
Pesquisa global com líderes de 32 companhias aéreas aponta foco em confiabilidade operacional, disciplina financeira e transformação digital - Divulgação

Confiabilidade operacional e controle de custos são os principais pontos da agenda dos executivos do setor aéreo para os próximos doze meses, segundo o relatório 2025 Airline CEO Survey, da empresa de auditoria Deloitte.

O levantamento entrevistou CEO de 32 companhias aéreas em diferentes regiões, incluindo o Brasil, e aponta que a prioridade é construir operações mais previsíveis e sustentáveis. As ações citadas envolvem pontualidade de voos, excelência na manutenção de aeronaves e resiliência em crises.

Mais da metade dos líderes informaram investir em processos e tecnologias voltadas à gestão de tripulação e frota, com o objetivo de reduzir impactos de interrupções.

As companhias aéreas estão concentrando os recursos onde há retorno mensurável. Tecnologia, eficiência e experiência do cliente andam lado a lado, construindo resiliência e preparando o setor para crescer de forma sustentável”, disse Paulo de Tarso, líder da indústria de Consumo da Deloitte.

Transformação digital como motor de crescimento

A análise avançada de dados foi apontada por 63% dos executivos como prioridade de investimento imediato, pela capacidade de gerar eficiência e lucratividade. Em seguida, a inteligência artificial aparece como principal vetor de impacto para os próximos três anos.

Os CEO destacaram a aplicação da IA em gestão de receita e precificação dinâmica (56%), manutenção preditiva e confiabilidade de aeronaves (53%) e atendimento ao cliente, incluindo recuperação de operações (47%).

Na experiência do passageiro, 65% priorizam soluções digitais e móveis, enquanto 54% indicam confiabilidade operacional. Programas de fidelidade (41%) e atendimento personalizado (38%) também aparecem como áreas relevantes, em um modelo de jornada integrada que busca consistência em todas as etapas da viagem.

Modernização do varejo digital

Outro ponto de destaque é a adoção de soluções de pedido aberto e a nova capacidade de distribuição (NDC), considerada a terceira maior área de investimento do setor. O estudo indica que as companhias aéreas deixaram de apenas planejar a modernização digital e passaram a financiar ativamente sua implementação.

Essa estratégia visa personalizar ofertas, otimizar estoques e alinhar a venda de passagens às práticas modernas do varejo digital.

Pessoas e cultura organizacional

Cerca de 50% dos CEO destacaram o desenvolvimento de liderança e sucessão como prioridade, enquanto 47% citaram o engajamento e bem-estar de funcionários. O levantamento indica que a motivação das equipes é vista como fator essencial para garantir estabilidade operacional em um mercado desafiador.

Sustentabilidade integrada à eficiência

A sustentabilidade também compõe a estratégia, ainda que de forma pragmática. O combustível sustentável de aviação (SAF) foi mencionado por 80% dos executivos como prioridade para atingir metas ambientais.

Em seguida, 63% destacaram otimização de rotas e redução do consumo de combustível. Compensações de carbono aparecem em apenas 13% das respostas, enquanto tecnologias de longo prazo, como propulsão elétrica e captura de carbono, foram citadas por 10%.

Metodologia do estudo

O 2025 Airline CEO Survey foi realizado entre abril e maio pela Deloitte, com entrevistas confidenciais junto a 32 líderes do setor aéreo de diferentes portes, receitas e modelos de operação. O estudo oferece um panorama global sobre os vetores estratégicos que devem moldar a aviação nos próximos anos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/09/2025, às 18h59


Mais Notícias