Escreva para cartas@aeromagazine.com.br curta nossa página no facebook: facebook.com/aeromagazine
BRASIL NA CAPA
Linda capa e com um jato brasileiro nesta cor ficou ainda melhor. Parabéns! (AERO 224)
Elias Castilho Gomes
Via Facebook
AUTONOMIA E TARIFA AERONÁUTICA
Gostaria de fazer duas perguntas. Primeiro, nos valores da autonomia máxima de uma aeronave, segundo os dados do fabricante, já está descontado o trecho da alternativa? Por exemplo, um 777-200LR, segundo a Boeing, tem um alcance de 17.446 km. Esse valor refere-se somente ao trecho A+B ou o voo todo (A+B + 10%AB + C + 45 min.)? Segundo, sobre a reportagem “Tarifas Aeronáuticas” (AERO 222), gostaria de saber se as taxas OP (Operação) e TAT (Tarifa de Área Terminal) precisam ser pagas somente uma vez. Por exemplo, na simulação da p. 54 (voo Jundiaí – Belo Horizonte – Montes Claros – Salvador), caso seja realizado o voo de volta com as mesmas paradas, é necessário o pagamento das taxas OP e TAT no aeroporto de Salvador?
Léo Maia
Via Facebook
Caro Léo, deve-se ter atenção ao analisar informações que tentam passar melhores desempenhos para suas aeronaves. Usam, por exemplo, velocidade em milhas terrestres, em vez de milhas náuticas, para gerar números maiores. A autonomia é o tempo total que uma aeronave fica no ar até pararem os motores por falta de combustível. Ela depende muito do regime de potência dos motores. O alcance total é a distância que percorre até acabar a autonomia. Sobre a segunda pergunta, a tarifa de operação no aeródromo é cobrada para pousar, permanecer até 3 horas e decolar. Portanto, paga uma única vez. Já a TAT, é cobrada cada vez que usamos os serviços ATS prestados numa TMA (áreas terminais). No caso que você citou, seriam cobradas duas vezes, na chegada a Salvador e posteriormente na partida de lá.
Jorge Filipe Almeida Barros
AEROPORTO DE LAS VEGAS
Gostaria de sugerir, na seção Infraestrutura, uma reportagem sobre o aeroporto de Las Vegas. Aeroporto este que ganhou em meados do ano passado um novo terminal de passageiros.
Leandro Urbano
Via Facebook
Prezado Leandro, agradecemos pela sugestão. Já está anotada.
REALMENTE A MELHOR
Já experimentei outras revistas de aviação, mas após ter conhecido a AERO Magazine, me convenci de que ela é, realmente, a melhor revista de aviação do mercado – conteúdo responsável, imagens maravilhosas e um visual bem atraente. Parabéns a toda equipe desta revista.
Elias Castilho Gomes
Via Facebook
Redação
Publicado em 25/02/2013, às 08h26 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
+lidas