AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Carranca IV deve completar primeira fase amanhã

Exercício foi criado para tornar-se referência para atividade SAR


A Força Aérea deu início a Operação Carranca IV, o maior exercício de Busca e Salvamento (SAR) da América Latina.

A operação acontece na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sendo dividida em duas etapas, a primeira teórica e operacional, que teve início na última segunda-feira (02) e é denominada de Avaliação Operacional (AVOP). Essa fase segue até amanhã (05) onde os participantes passarão por avaliações teóricas, práticas e físicas. O objetivo é analisar o nível de conhecimento teórico, a capacidade física e a operacionalidade dos representantes dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC).

Nesta fase, os esquadrões e os componentes dos chamados salvaeros participam de palestras sobre recursos disponíveis e perspectivas de futuro para o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro. Os ARCC serão divididos em grupos, por meio de sorteio.

Na segunda etapa da Carranca IV, chamada de Exercício de Integração (EXINT), serão realizadas simulações de operações de busca e salvamento. “Vamos aprimorar os conhecimentos nacionais e internacionais tanto na parte de coordenação de busca e salvamento quanto na execução, em que estarão envolvidos helicópteros, aeronaves e embarcações”, ressalta o Tenente-Coronel Jair Sampaio, um dos coordenadores da Operação.

Redação
Publicado em 04/03/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h40


Mais Notícias