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Encontro de multimissão

Cargueiro militar e helicóptero voam juntos em campanha de testes

Airbus A400M realiza os primeiros contatos aéreos a seco com o H225M


A400M realizou primeiro contato de reabastecimento com os helicópteros H225M

A Airbus realizou o primeiro contato aéreo de reabastecimento entre um A400M e um helicóptero multimissão H225M. O voo de testes ocorreu em quatro voos operados em condições diurnas no sul da França, onde o A400M realizou 51 contatos secos, onde não é realizada a transferência de combustível, completando sua capacitação como avião-tanque.

Os testes foram realizados entre 1.000 pés e 10.000 pés em velocidades de voo de até 105 nós, considerado bastante baixo para um avião do porte do A440M, comprovando suas características de voo em baixa velocidade e altitude. Os resultados foram considerados positivos e foram uma continuidade dos voos de proximidade anteriores realizados no início de 2019, onde o helicóptero se aproximava do avião, sem nenhum contato.

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De acordo com a Airbus, a próxima etapa do programa de testes de voo envolverá operações de contato com transferência de combustível, programadas para ocorrer até o final de 2019, já a certificação final da capacidade para reabastecer helicópteros deverá ocorrer em 2021.

Ensaio incluiu aproximação com o H160 que deverá ser a base do Guépard, futuro helicóptero militar multimissão das forças armadas francesas

A campanha de testes de voo também incluiu os primeiros testes de proximidade entre o A400M e o recém lançado H160, que deverá ser a base do Guépard, o futuro helicóptero militar de múltiplas funções destinado as forças armadas francesas. O ensaio foi solicitado pela Agência Francesa de Compras de Defesa, no âmbito do estudo de viabilidade para o Guépard.

O A400M foi certificado para ser configurado como avião-tanque, não exigindo uma versão de dedicada. Todos os A400M podem realizar a transferência de combustível em voo, através de sondas instaladas nas pontas das asas, transportando até 50,8 toneladas (111.600 libras) de combustível nas asas e na caixa central da asa (wingbox). O modelo também é certificado para transportar dois tanques extras, instalados no compartimento de carga, cada um com uma capacidade de armazenagem de 5,7 toneladas (11.400 libras) de combustível. Esta segunda opção permite que o combustível transportado nos tanques extras possa ser de natureza diferente do combustível dos tanques principais utilizados também pelo A400M, permitindo assim atender às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras.

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O A400M já realizou transferência de combustível para os caças Eurofighter, Rafale, Tornado e F/A-18 em diferentes velocidades e altitudes, podendo ainda reabastecer outras aeronaves de maior porte, incluindo outro A400M (buddy refuelling), ou modelos como o C295 e C-130.

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 24/09/2019, às 16h00 - Atualizado em 25/09/2019, às 12h37


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