A demanda total por carga aérea aumentou 13,6% em relação a julho de 2023
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, divulgou ontem (29), os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de julho, indicando um crescimento anual contínuo na demanda.
A demanda total aumentou 13,6% em relação a julho de 2023, com um crescimento de 14,3% nas operações internacionais. Este é o oitavo mês consecutivo de crescimento de dois dígitos na comparação anual, com níveis não observados desde os recordes de 2021. Já a capacidade registrou um aumento de 8,3% em relação a julho de 2023 (10,1% nas operações internacionais).
Esse crescimento é atribuído ao aumento de 12,8% na capacidade internacional de carga em aeronaves de passageiros, resultado do fortalecimento dos mercados de passageiros, e ao aumento de 6,9% na capacidade internacional de cargueiros. O aumento na capacidade de aeronaves de passageiros foi o menor em quarenta meses, enquanto a capacidade de cargueiros teve o maior crescimento desde janeiro.
"Com a alta temporada ainda por vir, este deve ser um ano muito forte para a carga aérea. E as companhias aéreas têm mostrado suas habilidades para lidar com as incertezas políticas e econômicas e atender com flexibilidade às tendências de demanda emergentes", disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
As transportadoras da América Latina tiveram um aumento de 11,1% na demanda por carga aérea em julho de 2024 comparado a julho de 2023. O crescimento também foi afetado por cancelamentos de voos e fechamentos de aeroportos nos Estados Unidos e no Caribe devido ao furacão Beryl. A capacidade aumentou 9,4% em relação a julho de 2023.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/08/2024, às 07h41
+lidas