Escolha pela Itália é devido a proximidade com a Suíça e a experiência dos italianos na fabricação do F-35
Parte dos 36 caças Lockheed Martin F-35A da Suíça serão ser fabricados na vizinha Itália. De acordo com a nota oficial do governo do país, pelo menos 24 aeronaves serão produzidas pela empresa italiana Leonardo.
A fábrica de Cameri é o local onde são fabricados os F-35 italianos e holandeses e isso conta como experiência dos italianos. Contudo, a localização perto do território suíço também pesou a favor na decisão.
Os oito primeiros caças suíços foram produzidos pelo fabricante e desenvolvedor original do caça, Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas. Isso porque irá acontecer nos Estados Unidos o treinamento inicial de pilotos suíços.
Outro anúncio da Suíça é a possibilidade de quatro F-35A terem sua montagem final feita em território suíço. Mas caso não seja possível, este processo seria feito na fábrica de Cameri.
Em junho de 2021, a Suíça escolheu o moderno e furtivo F-35A para atualizar sua frota de sua força aérea e substituir os atuais F-5 Tiger e F/A-18C/D Hornet. O país também vai adquirir o sistema de defesa aérea Raytheon Patriot.
O caça norte-americano venceu na concorrência os europeus Eurofighter Tyhoon e Rafale e o também americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Além disso, o Saab Gripen (E) estava na competição, mas foi retirado do programa por não ser possível a entrega a imediata.
Por André Magalhães
Publicado em 28/03/2022, às 12h25
+lidas