Caças de quinta geração F-35 da força aérea da Itália interceptaram dois Su-30 que voavam próximo da fronteira e sem plano de voo
Dois F-35A Lightning II da força aérea da Itália, baseados em Malbork, na Polônia, foram acionados para interceptar dois caças russos Su-30 Flanker, sobre o mar Báltico, no dia 21 de setembro.
Os aviões de quinta geração interceptaram e escoltaram as aeronaves de combate da força aérea da Rússia até próximo a fronteira.
On the 21 Sep, 🇮🇹 execute their first scramble out of Malbork Air Base, 🇵🇱 under #NATO's Air Policing Mission
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) September 25, 2023
The F35's intercepted 2 Russian Su-30 which were not on a flight plan & had not contact to Air Traffic control
Read more: https://t.co/NfXCv42Lno#SecuringTheSkiespic.twitter.com/mjUuUEP4ck
"Os caças da OTAN são lançados regularmente para missões de rotina ao longo das fronteiras para manter as populações e territórios da Aliança protegidos", declarou a organização militar.
De acordo com a OTAN, os Su-30 estavam sem plano de voo e não respondiam aos contatos do controle de tráfego aéreo. No entanto, não foi mencionado uma invasão de espaço aéreo da organização pelos aviões de Moscou.
A presença de aviões de combate de países membros da OTAN em bases aérea de países aliados é algo bastante comum, assim como as interceptações realizadas por ambos os lados. Além das operações de policiamento aéreo, como foi este caso, são feitos exercícios militares constantes.
Redação
Publicado em 25/09/2023, às 08h05 - Atualizado às 18h00
+lidas