AERO Magazine
Busca

Raptors no Pacífico

Caças F-22 dos EUA chegam ao Japão para substituir os F-15

EUA deslocam seus F-22 para a base de Kadena em substituição aos F-15 que estavam no Japão


Presença norte-americanas no Japão também inclui aeronaves da Marinha - USAF / Alexis Redin
Presença norte-americanas no Japão também inclui aeronaves da Marinha - USAF / Alexis Redin

Os Estados Unidos enviaram seus caças F-22 Raptor para a base aérea de Kadena, em Okinawa, no Japão, em substituição aos antigos F-15C/D que estão sendo retirados de serviço.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) decidiu retirar da linha de frente os já veteranos caças F-15C/D que acumulam mais de 30 anos de serviço. A medida impactou inclusive nos aviões baseados em Kadena e que fazem parte da estratégia norte-americana para o Pacífico. Todavia, os Raptor terá uma permanência temporária, até que a USAF tome uma decisão definitiva sobre qual caça ficará agora baseado no Japão.

A presença norte-americana na base continuará de forma sólida, seja com os recém-chegados F-22, ou no futuro com outras aeronaves.

A transição para aviões mais capazes em Kadena exemplifica o compromisso contínuo do Departamento de Defesa (DoD) em melhorar a postura da aliança entre os EUA e o Japão, assim como manter uma presença ativa e com capacidade de dissuação na região da Ásia – Pacífico.

A chegada dos Raptor ocorre em meio as tensões entre Washington e a China, assim como com a Coreia do Norte. A base no território japonês é considerada uma pedra angular do Pacífico e fundamental para a manutenção das alianças norte-americanas com aliados da região.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 08/11/2022, às 08h50


Mais Notícias