Saída dos caças russos Su-35 poderia ser a porta de entrada dos F-15EX no arsenal da força aérea do Egito
O Egito pode receber caças norte-americanos Boeing F-15, a informação foi divulgada pelo chefe do Comando Central dos Estados Unidos, Frank McKenzie, em um pronunciamento ao senado na capital Washington (DC) nessa quarta-feira (16/03).
O possível acordo poderia beneficiar a já poderosa força aérea egípcia que conta com diferentes modelos de caças em sua frota.
“No caso do Egito, acho que temos boas notícias, pois vamos fornecer a eles F-15, o que foi um trabalho longo e difícil”, disse McKencie em nota publicada pela Reuters.
Contudo, nada ainda foi confirmado, vale ressaltar que o governo de Joe Biden havia ameaçado cortar a ajuda militar ao país em meio às preocupações com abusos de direitos humanos ocorridos no país.
Entretanto, a venda não pode ser totalmente descartada e tal envio de caças F-15 ao Egito poderia aproximar o país norte-africano dos EUA.
Todavia, quantas unidades do caça que serão vendidas e quando isso acontecerá são desconhecidas, bem como o modelo do F-15, com alguns boatos dizendo que poderia ser o F-15EX (a versão mais atualizada do avião).
O acordo poderia favorecer os egípcios em ter uma aeronave de superioridade aérea, visto que Cairo cancelou a compra de caças russos Su-35 Flanker.
As forças do Egito já operam equipamentos norte-americanos como: F-16 Fighting Falcon, C-130 e helicópteros AH-64 Apache e UH-60 Black Hawk.
Além disso, os egípcios operam caças Dassault Rafale, Mirage 5E2/SDE+, Mirage 2000EM, Alpha Jet e MiG-29M. Ainda estão inclusos helicópteros de fabricação russa Ka-52 Aligator, Mi-8 e Mi-17 e os italianos AW 109 e AW 139, dentre outros.
Por André Magalhães
Publicado em 17/03/2022, às 09h10
+lidas